Andreia David Loja tem mais de 10 mil seguidores e já fez mais de 100 vendas no mesmo dia

Paula Cabrera

Dona de uma das lojas mais famosas da cidade nas mídias sociais, com mais de 10 mil seguidores, a publicitária Andreia David, 37 anos, não tem qualquer receio de dizer que começou seu negócio sendo sacoleira. Ela levou seus produtos, dentro de uma mala, de porta em porta por mais de dois anos antes de investir em um ponto físico e abrir seu negócio. "Juntei algumas amigas e fizemos um bazar. Vendi praticamente todas as roupas. E disso comecei pequenas vendas em lojas, salões de beleza, empresas e na casa de clientes que me indicavam para outras clientes", conta.
Ela, que trabalhou sempre em escritórios, estava há oito anos na mesma empresa quando percebeu que queria outra vida. "Trabalhava numa grande construtora aqui de Mauá e engravidei lá. Minha filha passava o dia todo na escola e isso me incomodava pelo tempo de ficar longe dela. Ao mesmo tempo, sempre amei moda, mas nunca trabalhei com isso antes. Eu sai da empresa em julho de 2017 e, em novembro, tive a ideia de fazer um bazar. Fiz muito bazar nesses dois anos antes de abrir a loja", diz.
Apaixonada por moda e de olho em melhorar seu negócio, Andreia investiu, em 2018, num curso de consultora de imagem e estilo. "Quis  ser mais acertiva na escolha de peças da loja, montagem de look e ajudar as clientes, então, sou formada em consultoria de imagem pelo Senac. Meu intuito no curso não era ser consultora mas sim agregar conhecimento e prestar um serviço na compra da peça na loja" diz.
Na contramão da maioria dos comércios, Andreia decidiu abrir o ponto físico bem no meio da pandemia de Covid-19. "Uma parceira ia entregar o ponto para pegar um maior e perguntou o que eu achava de abrir o espaço lá. Isso foi em outubro de 2020 e resolvi arriscar. Abrimos no meio da pandemia, em novembro, e foi incrível", afirma.
Para o sucesso, no entanto, Andreia usou todo seu conhecimento de marketing e investiu, pesado, nas mídias sociais. O trabalho começou ainda quando vendia de porta em porta e foi sendo refinado com o passar dos anos, até chegar a pandemia e redefinir o estilo de vendas. "Apostei muito na divulgação das próprias clientes qie postavam fotos com as peças e marcavam a loja. Como agradecimento, fazia sorteios de peças entre elas, semanalmente. Em 2019, com a pandemia, eu tive muita dificuldade porque eu vendia pessoalmente, em comércios, e esses comércios fecharam, as pessoas não queriam me atender. Daí comecei a vender on-line, entregava por motoboy, ou eu mesma fazia entrega. Comecei a montar os looks, tirar fotos minhas usando os produtos e subir nas mídias sociais e meu negócio cresceu", explica.
Aperfeiçoando ainda mais o tino de negócios, Andreia começou a fazer lives no Instagram onde baixava preços dos produtos e causava frisson entre as clientes. Houve dias de vender mais de 150 peças pelo aplicativo. "Percebemos que usar o Instagram como ferramenta de venda era ótimo. Fazemos muitas lives, com promoções relâmpago, e mandamos tudo pelo motoboy no outro dia."
No entanto, ela diz usar todas as ferramentas para manter a loja sempre lembrada. No WhatsApp, por exemplo, ela criou uma lista de transmissão onde anuncia promoções de peças saindo do estoque. Há sempre fila de espera para acessar a lista, quase sempre com o máximo de contatos permitidos pelo Whatsapp.
Hoje, ela comemora o sucesso e diz que segue sempre trabalhando para melhorar a dinâmica da loja. O sonho de ter mais tempo com a filha, no entanto, foi alcançado. O amor pela loja também foi marcado na pele: ela tem uma tatuagem do símbolo usado na identidade gráfica do local --um cabide. "No começo, nem todo mundo ajuda. Nem todo mundo gosta de comprar de sacoleira, mas estamos crescendo diariamente. Fazemos cerca de 18 entregas por dia e consegui o que queria: maior flexibilidade com mais tempo com a minha filha", conclui ela.
A Andreia David loja fica na Rua tercilio tamagnini 12 - matriz. WhatsApp 97332-0302, Instagram @andreiadavidloja