Paula Cabrera

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou plenária neste domingo em Mauá e confirmou a entrega do partido ao deputado estadual Rômulo Fernandes. Participaram do evento nomes históricos do PT, como o ex-prefeito Oswaldo Dias, além dos vereadores Júnior Getúlio, o presidente da Câmara, Geovane Correa e os secretários Leandro Dias, Zé Luiz Cassimiro, entre outras figuras da sigla local.
Atualmente presidido pelo vereador Juninho Getúlio, o PT optou por realizar a entrega da presidência por meio de plenária, sem a realização de eleições diretas, com base em um acordo interno. O secretário de governo de Mauá, Leandro Dias, afirma qje2a decisão sobre a possibilidade aconteceu nas últimas eleições, por meio de mudanças no estatuto para acompdar a federação formada pelo partido, o PV e o PCdoB. "Houve um acordo dentro do PT, nas últimas eleições, que sinalizou que o partido poderia fazer apenas Plenárias, sem a realização de eleições, se os nomes indicados tivessem aval da maioria dos filiados, é o que acontece neste momento."
A vereadora suplente Cida Maia assumirá o cargo de vice-presidente do partido na cidade. Com um trabalho social reconhecido e tendo sido presidente do PT durante o período do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Cida expressou sua esperança por um mandato mais tranquilo, afirmando: "Foram tempos complicados. Espero agora termos um ambiente bacana, com bons nomes para nossa chapa de vereadores se consolidar ainda mais."
Para os presentes, a mudança na presidência representa um novo capítulo na trajetória do Partido dos Trabalhadores em Mauá, alinhado com os avanços do governo Lula e o compromisso do prefeito Marcelo Oliveira em trabalhar pela reconstrução da cidade. "Nós estamos assumindo o PT agora, nessa nova gestão, em um começo de unidade do partido. A gente não teve prévia, foi um processo de unidade. Todas as coisas foram contempladas em dois principais motivos: esse primeiro fortalecimento do mandato para viver o fortalecimento do PT e levar o PT novamente a recuperação dos núcleos setoriais. A gente está sendo bastante representado com toda a região prestigiando esse grande evento", comemorou Rômulo.
Já o prefeito Marcelo Oliveira ressaltou que o encontro mostrava a força para composição da coligação da legenda de olho nas eleições de 2024. "Rômulo e toda a  direção, desde a vice-presidente, tesoureiro, a secretária executiva,foram um consenso. Há uma expectativa da eleição de 2024 e a gente poder nos organizarmos junto à nossa federação. Nós, PV, o PCdoB e os outros partidos que têm caminhado conosco. PSB já anunciou que estará conosco no decorrer desse período. Nós teremos vários partidos que vão estar conversando conosco, vai estar conosco no governo e preparar a eleição de 2024", afirmou o prefeito.