Grupo de apoio psicológico reúne munícipes em encontros quinzenais na UBS Magini

Da Redação

A pandemia do coronavírus teve forte impacto na vida das famílias, sobretudo daquelas que perderam entes neste período. A Prefeitura de Mauá tem a preocupação de cuidar do bem-estar da população. Projeto implantado na UBS Magini visa ajudar os munícipes na elaboração do luto, demanda que aumentou por conta da Covid.

Em encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras, das 19h30 às 20h30, o grupo de apoio psicológico 'Laços de Amor' reúne cerca de 15
pessoas. Ao lado de indivíduos que estão vivenciando a mesma experiência, os participantes falam sobre como estão enfrentando o processo, valorizando a escuta do outro, com mediação a cargo da psicóloga da unidade.

Integrante do grupo, a auxiliar de enfermagem Érica Maria da Silva, 40 anos, vem tentando superar a morte do único irmão, vítima da Covid, aos 47. “Essa iniciativa tem me ajudado muito, pois é difícil lidar com a perda. Cada dia é um aprendizado”, justifica.

Nas reuniões, as pessoas buscam alívio para a dor, entendendo como resignificar a existência e a conviver com a saudade. Nelas são abordados aspectos do luto, além de recursos terapêuticos e
dinâmicas. Entre os temas está a necessidade de se falar sobre a morte, assunto ainda tabu na sociedade.

Para participar, basta procurar pessoalmente o setor de psicologia da UBS Magini. Os inscritos passam por atendimento individual antes do encontro.