Obra deve ligar centro alto ao baixo da cidade e tem previsão de entrega de 36 meses

Paula Cabrera

A Prefeitura de Ribeirão Pires deu um passo importante na melhoria da infraestrutura viária da cidade ao assinar um contrato para a construção de um viaduto estaiado que ligará o Centro Alto ao Centro Baixo. Essa obra representa uma resposta a uma antiga demanda da população e promete trazer inovações significativas para o trânsito local. O investimento estimado para a construção do viaduto é de aproximadamente R$ 55,8 milhões, sendo R$ 40 milhões provenientes do Governo do Estado. A empreiteira escolhida para a realização do projeto é a Versátil Engenharia, sediada em Santo André. A formalização do contrato ocorreu no dia 28 de agosto, com um prazo previsto de 36 meses para a conclusão das obras a partir do início das intervenções.
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, enfatizou a importância da iniciativa, destacando que, graças ao apoio do governo estadual, projetos de grande relevância, como o viaduto que conectará duas áreas cruciais da cidade, estão saindo do papel. Ele ressaltou que essa obra faz parte do maior pacote de intervenções estruturais na história de Ribeirão Pires.
"É uma alegria e uma grande realização podermos dar o pontapé inicial dessa importante obra que é um sonho antigo da nossa cidade. Agradeço, principalmente, ao governo do Estado que nos auxiliou, tanto o do ex-governador Rodrigo Garcia, que assinou o convênio, quanto do Tarcísio de Freitas, que deu andamento aos recursos", afirmou Guto.
O viaduto estaiado terá uma extensão de 2.700 metros e conectará as avenidas Santo André e Humberto de Campos com as avenidas Capitão José Gallo e Valdírio Prisco. Além disso, incluirá recursos como ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada e viaduto, tornando-se uma adição multifuncional à cidade.
Dada a complexidade da obra, que atravessará a Linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a Prefeitura está conduzindo reuniões com importantes entidades, incluindo a MRS, concessionária da linha, a Braskem, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), para garantir a coordenação necessária.
Além do viaduto estaiado, a cidade de Ribeirão Pires está passando por uma significativa modernização de seu sistema viário, com um ambicioso projeto de pavimentação em andamento. Das 140 ruas e avenidas incluídas no cronograma, 56 já receberam asfalto, totalizando 30 quilômetros de vias melhoradas. A administração municipal também está investindo na substituição da iluminação pública por luzes de LED inteligente, com 85% da troca já concluída. Esse conjunto de ações visa melhorar a qualidade de vida e mobilidade na cidade.