Petista deve comandar órgão pelos próximos dois anos com Filippi como vice

Paula Cabrera

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), foi eleito presidente do Consórcio Internacional do ABC nesta terça-feira (20/12). O prefeito de Diadema, José de Filippi (PT) será o seu vice-presidente. Os petistas devem se manter na presidência do órgão pelos próximos dois anos.
A votação para a presidência, no entanto, foi disputada. José Auricchio Junior (PSDB), prefeito de São Caetano, colocou seu nome na votação. As articulações de bastidores foram acirradas. No final, Marcelo conseguiu quatro votos: Penha Fumegali, prefeita de Rio Grande da Serra e Paulinho Serra (PSDB), de Santo André garantieamos votos necessários alem do dos dois petistas. Auricchio tevs seu próprio voto, o de Guto Volpi (PL), de Ribeirão Pires, e o de Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo.
O mandato deve ter início em janeiro e Marcelo e Filippi devem montar toda uma nova direção para o Consórcio. Há a expectativa de que Acácio Miranda, ex-secretário do órgão, possa voltar nessa nova gestão.
O acirramento da disputa também sinaliza uma possível dificuldade de Marcelo na próxima gestão. Neste último ano, por exemplo, São Bernardo não participou das discussões do órgão por desavenças entre Morando e Paulinho, que devem se acirrar ainda mais com a decisão de Paulinho de apoiar o petista para a presidência do Consórcio.