Deputado Federal fez indicação após encontro com Movimento que solicita construção de escola na região

Paula Cabrera
O deputado federal, Paulo Teixeira (PT), entrou com um pedido para que o ABC receba  Instituto federal de educação. O pedido foi feito após encontro com o Movimento pelo Estudo Federal do ABC. "Pedimos um Instituto Federal para começar a luta. Mas acho que cada cidade do ABC tem porte para ter um Instituto federal. Mas vamos começar essa luta para ter o primeiro, depois vamos manter a luta para cada cidade ter um Instituto federal, porque a melhor escola pública do Brasil são os Institutos Federais", afirma o parlamentar em vídeo em suas mídias sociais.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia surgiram com a finalidade de atender às crescentes demandas de formação profissional, de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e de suporte aos arranjos produtivos locais. Presentes em todos os níveis da Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais cumprem papel estratégico no desenvolvimento nacional, regional e local.
O Movimento pela criação do Instituto Federal da região do ABC foi motivado pela convicção da importância da Educação como elemento fundamental na construção de uma sociedade democrática e com pleno exercício da cidadania.
A região conta hoje com mais de 2,8 milhões de habitantes e nenhum instituto nesse momento. "A presença do IF-ABC dedicado aos saberes e às necessidades específicas da região ampliaria o direito à educação, bem como o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, cumprindo o que preconiza a Constituição Federal. Além disso, atuaria no sentido de irradiar suas ações por todos os sete municípios do Grande ABC, que vem passando por transformações em sua base produtiva", diz a indicação do deputado.
Ainda não há resposta do Ministério da Educação sobre o pedido, nem sobre possível localização do primeiro instituto.