Maior parque de esportes radicais da América Latina, o Parque da Juventude Città Di Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro), em São Bernardo, foi reaberto neste sábado (07/12), com solenidade oficial que contou com a presença do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, do prefeito da cidade de Maróstica (Itália), que denomina o espaço, Matteo Mozzo, da deputada estadual Carla Morando, do skatista Sandro Dias, o Mineirinho, além de atletas profissionais, secretários, vereadores da base aliada e demais autoridades.

Prefeito Orlando descerra a placa de inauguração ao lado do skatista Sandro Dias 'Mineirinho' | Foto: Ricardo Cassin

“Como prefeito desta cidade, voltarei a ter a alegria de ver este espaço, do meu gabinete, repleto de jovens. Infelizmente, este local se deteriorou ao longo dos anos com a falta de manutenção, e acabou muito castigado pelo período de chuvas. Com o apoio da iniciativa privada, a população ganha um Parque da Juventude totalmente novo, modernizado e com pista de skate em padrão olímpico”, afirmou o prefeito Orlando Morando. A reforma foi financiada pelo Grupo NotreDame Intermédica, com investimento de R$ 4 milhões.

Morando estava com espírito radical e andou de tirolesa | Foto: Gabriel Inamine

Referência nacional para atletas de Esportes Radicais, o Parque da Juventude foi fundado em 1982 e conta com 22.500 m². Nesta ampla reforma, as pistas de skate do Street Park ganharam layout olímpico. Houve revisão da iluminação e reforma do sistema de drenagem. O parque também ganhou uma pista de Dirt Jump, Espaço Pet, quadra de basquete de rua e nova academia ao ar livre, entre outras intervenções

Em homenagem aos skatistas que frequentaram a pista desde a sua criação, nos anos de 1980, e atendendo a um pedido do skatista Sandro Dias, o prefeito Orlando Morando se comprometeu a denominar a revitalizada pista do Street Park, que hoje conta com padrão olímpico, como “Campon”.

Prefeito Orlando Morando ao lado de Sandro Dias 'Mineirinho'. | Foto: Gabriel Inamine

“Comecei a frequentar esta pista em 1984, andando de bicicleta, e dei os meus primeiros passos no skate também neste espaço. No início, só havia pistas para a prática do skate, hoje é um espaço que abraça todas as modalidades: skate, BMX, patins, escalada, rapel, entre outros”, afirmou Mineirinho.

Skatistas aprovaram as pistas e já pensam em campeonatos no local | Foto: Gabriel Inamine