Em sua visita ao ABC nesta sexta-feira (2/2), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou a instalação de duas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) em Mauá e Diadema. O anúncio ocorreu durante uma visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.
Lula, durante o evento, revelou que em breve serão anunciadas também unidades reforçando o compromisso com a qualificação dos jovens. "Vamos anunciar Institutos Federais neste país para que nossos meninos e meninas possam se qualificar", afirmou o presidente. Além das duas unidades no ABC, foram anunciados mais 10 institutos do tipo no Estado de São Paulo.
Os Institutos Federais desempenham um papel crucial na educação profissional, científica e tecnológica, sendo responsáveis por uma rede de campus. O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por exemplo, possui 37 campi em todo o estado, oferecendo cursos técnicos, graduações e pós-graduações.
A instalação do IF na região atende a uma demanda antiga, remontando a 2013, e reflete a necessidade expressa por empresas e sindicatos por educação técnica e integral. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforçou essa solicitação, evidenciando a importância do ensino técnico para o desenvolvimento local.
Em 2023, o Consórcio participou de audiências públicas e reuniões, destacando a relevância da implementação da unidade de ensino público na região. O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), que acompanhou a visita de Lula, ressaltou a importância da especialização da mão de obra para impulsionar a economia local. "A chegada do Instituto Federal à nossa região vai ajudar muito a nossa economia", afirmou Oliveira.
Com essa iniciativa, o governo busca fortalecer a educação técnica e profissional, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do ABC. Para Marcelo, a agilidade em garantir os recursos para a instalação dos campus nas duas cidades, reforça a parceria do governo federal com a região e, principalmente, com Mauá. “Conquistamos neste ano importantes recursos para a saúde, educação e pra infraestrutura. Temos recursos para construção de um complexo esportivo no Zaíra, para a construção de uma UPA em Mauá e agora o instituto. Temos ainda muito mais parcerias pra vir”, relata Marcelo.