Lista tinha pacientes esperando desde 2019 pelo procedimento

Da Redação

A Prefeitura de Mauá vem retomando o atendimento em saúde bucal na cidade com o programa 'Mauá Sorridente', implantado no ano passado.

Uma das iniciativas desenvolvidas foi um mutirão para acabar com a espera para o tratamento de canal (endodontia). Em novembro de 2021, 785 pessoas aguardavam pelo procedimento – a maioria desde 2019. Três meses após o início da ação, a fila foi zerada.

O tratamento de canal é feito no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para pacientes agendados. Eles passam por triagem e realizam o serviço com dentistas do serviço, de segunda a sexta, 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 16h.

Depois da consulta, os munícipes recebem encaminhamento, com data e horário marcados, para a UBS (Unidade Básica de Saúde) próxima à casa deles, onde será feita a restauração do dente.

As unidades Parque São Vicente, Guapituba, Magini, Zaíra 1, Itapark, Jardim Mauá, Kennedy e Santista realizam o procedimento durante a semana. Nestes endereços, três especialistas atendem, em média, dez pacientes cada um.

Desde a criação do projeto, o 'Mauá Sorridente' reativou consultórios odontológicos em 21 UBSs, de um total de 23 na cidade, e passou a oferecer este tipo de atendimento na unidade Macuco. Também criou projeto para acabar com a demanda para cirurgias odontológicas (extração de siso) e tratamento para bruxismo (ranger ou apertar de dentes), que disponibiliza placas dentárias aos portadores da disfunção.