Município teve um aumento de 12% no número de casos na ultima semana e, só nesta quarta, foram 77 positivos

Paula Cabrera

O Dia das Mães parece ter acelerado o números de casos de covid-19 em todo o ABC. Em Mauá, após semanas com quase metade dos leitos disponíveis, o Hospital Nardini tem nesta quarta-feira (26/5), 74% deles ocupados. Ainda segundo dados do boletim covid-19 da Prefeitura de Mauá, a cidade registrou apenas nesta quarta, 77 novas confirmações. Em uma semana - na comparação com o boletim da última quarta (18/5), a alta no número de casos foi de 12% - passando de 16.619 para 16.821, ou seja, dos 202 casos registrados, 77 deles, ou 34% do total, foram apenas nas últimas 24h.
A situação demonstra que a proximidade do inverno deverá trazer uma nova onda de casos da doença para a região. Os prefeitos já esperavam a situação e, Mauá em particular, tem corrido para aumentar os imunizados. Atualmente, o município é o único no ABC a adiantar a vacinação de comorbidades para a faixa etária entre 35 e 39 anos. Mauá imunizou até aqui 81.571 moradores com a primeira dose, desses 41.048 receberam já a segunda dose. Os dados dessa quarta-feira mostram ainda que em apenas um dia foram aplicadas 1.871 doses nos 23 postos da cidade e no drive-thru no Ginásio Celso Daniel. Até aqui, a cidade imunizou 17,10% da população.
Nas mídias sociais, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) relatou a preocupação com o aumento dos índices da doença. "Os números relacionados à Covid voltaram a subir em todo o país. Ainda não é hora de abandonarmos a prevenção. Continue a usar corretamente a máscara, a higienizar as mãos constantemente, a manter o isolamento físico e, principalmente, a evitar aglomerações."