Apenas sete vereadores se reelegeram para o próximo mandato; nenhuma mulher entrou para a próxima legislatura

Paula Cabrera


Mauá renovou 70% da atual Câmara de vereadores. Nos próximos quatro anos, apenas sete dos atuais 23 conseguiram manter seus assentos. Admir Jacomussi (Patriota), Neycar (SD), Ricardinho da Enfermagem (PSB),  Samuel Enfermeiro (PSB), Chiquinho do Zaíra (Avante), Jotão (SD) e Irmão Ozelito (PSC).
Mesmo campeões de votos da atual legislatura, como Tchacabum (PDT) e Severino do MSTU (PSB) não engrenaram nas urnas e ficaram de fora do próximo mandato. Manoel Lopes (DEM), Cincinato Freire (PSB), Ivan (PSB), Chico do Judô (PSD) que são velhos diamantes da casa também não alcançaram a reeleição.
Sem nenhuma mulher eleita na cidade, a diversidade fica por conta de Marcio Araujo (PSD), ativista social, assumidamente gay, conhecido na cidade pelos longos cabelos, maquiagem e vestuário impecável. Marcio tem como bandeira auxiliar para que as pessoas em vulnerabilidade social na cidade tenham maior reconhecimento nas políticas públicas de inclusão social.
Já o campeão de votos, Alessandro Martins (PDT) é um jovem advogado, protetor da causa animal velho conhecido de quem precisa de ajuda com animais na cidade. Ele promove ações para auxiliar com tratamentos e resgastes e, com isso, alcançou a preferência de 4.548 eleitores.

Completam a lista
Pastor Valdeci (Republicanos),  conhecido entre os evangélicos.
Ze Carlos Nova Era (PL), dono de uma autoescola em Mauá e ex-secretário de trânsito no governo Atila

Sargento Simões (PSD)
ex-militar e dono de uma empresa de segurança.
Renan Pessoa (Avante) apoiador de Atila, ele conquistou melhorias em diversas ruas por meio de solicitações diretas à  Prefeitura nos últimos anos.
Vaguinho do Zaíra  (PSD)
Madeira (Patriota)
Leonardo Alves (PSDB) ex-conselheiro tutelar ele deve ser o mais novo vereador nesta legislatura com apenas 21 anos. Wellington da Saúde (PP)
Eugênio Rufino (PSDB) ex-vereador ele volta para seu terceiro mandato.
Geovane Correa (PT)
Jairo Michelangelo (PTB)
Wiverson Santana (PL)
Mazinho (Patriota)
Junior Getúlio (PT) ex-presidente do PT, Juninho assume seu primeiro mandato

Dos 23 vereadores eleitos, 11 são de partidos que atualmente são de oposição ao prefeito Atila. Marcelo teria 12 vereadores de oposição.
O número mostra que mesmo com ampla vantagem no número de candidatos na coligação, o prefeito não teve força para aumentar a bancada e os numeros não são favoráveis para nenhum dos candidatos majoritários.
Com tantos novatos - a maior renovação já feita na ultima década- é de se esperar que o prefeito eleito precise se reunir com os novos vereadores para tentar traçar a governabilidade para os próximos quatro anos.