Paula Cabrera

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) enviou à Câmara de Mauá projeto que prevê que a GCM (Guarda Civil Municipal) receba equiparação salarial com os agentes do trânsito da cidade. A medida deve reajustar salários de todo o efetivo com reajuste de até R$ 700 no valor dos vencimentos. A expectativa é de que a proposta seja votada na sexta-feira (13/12), em sessão extraordinária.
Atualmente Mauá possui 240 guardas que devem receber o reajuste já no próximo ano, caso seja confirmada a aprovação. O comandante da corporação, José Cezar Ferrari, afirma que a GCM trabalha em horários de escala, 24 horas por dia, e acaba cumprindo atribuições também do trânsito, além da guarda de bens públicos, por isso a equiparação. "Quando há urgências, por exemplo, a GCM está sempre no auxílio. Também fazemos a Guarda de bens públicos, proteção em caso de festas, por exemplo. Essa correção já era aguardada há um tempo", diz ele, que confirma que o benefício será gradual e pago para todas as patentes dentro da Guarda.
A expectativa é de que outro projeto também conceda periculosidade aos agentes de trânsito da cidade. A bonificação, neste caso, deverá ser paga para 42 profissionais que trabalham em Mauá. O presidente da Câmara, Vanderlei Cavalcante, o Neycar (SD) confirmou que o prefeito já havia alinhado com ele o pedido para que as propostas sejam votadas ainda neste ano pelos vereadores. "As propostas devem chegar ainda nesta semana e passarão pelas comissões, mas caso sejam aprovados devemos votar, sim, em sessões extraordinárias", diz ele. Nos bastidores, a previsão é de que sejam chamadas duas sessões extras para a sexta-feira.