Paula Cabrera

Os contratos da Educação continuam sendo o calcanhar de Aquiles do prefeito de Mauá Atila Jacomussi (PSB). Após ter sido indiciado pela Polícia Federal por conta de contratos fechados na Pasta em 2017, a administração começa este ano escolar renovando diferentes acordos do setor e com o prazo bastante apertado para garantir o início das aulas já com as benfeitorias entregues à rede municipal.
A administração publicou na última semana chamamento público para atender, "Fornecimento de utensílios de cozinha e lactário", "Fornecimento de playground", "Fornecimento de enxoval infantil", além de materiais e uniformes.

A licitação com andamento mais adiantado é para a compra de uniforme escolar, que teve problemas por conta do pedido de impugnação solicitado por uma das empresas que participava da disputa.
Os prazos legais previstos em todos os chamamentos devem levar a entrega dos respectivos materias para depois do início das aulas na rede municipal de ensino, previsto para início de fevereiro.
Entre os chamamentos mais avançados está ainda o de fornecimentos de enxoval, que teve nesta semana movimentação para registro de preços dos interessados em assumir os serviços, mesmo assim, o prazo para terminar esse processo deve levar, pelo menos, mais 90 dias.
Mauá atende atualmente 23 mil alunos do ensino fundamental 1 e as queixas sobre a falta de suprimentos e limpeza tem sido uma constante na cidade. No último ano, alunos chegaram a enfrentar um surto de sarna. Professores da rede tem solicitado aos pais que enviem brinquedos, materiais de higiene, fraldas, cobertores e até lençóis. As festas promovidas pelas escolas tem sido fundamentais para levantar fundos para comprar produtos de limpeza e itens de higiene básica. Com os prazos legais apontando para março ou abril- caso não haja pedidos de impugnação- esse primeiro semestre deve novamente trazer desafios aos profissionais do setor em atendimento na cidade. Questionada, a Prefeitura Informou que está "aguardando os prazos legais e que atenderemos a demanda em tempo hábil. Todos os dados referentes às licitações e contratos estão no portal de transparência da Prefeitura".