Aulas voltam segunda com 100% das turmas nas 23 escolas do município

Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá anunciou o retorno integral das turmas nas escolas municipais da cidade, a partir de segunda-feira (7/3). Segundo documento enviado pelo secretário de Saúde Municipal, José Luiz Cassimiro, aos pais e às escolas, "não se trata de um simples retorno às aulas, esse é  um momento histórico, pois nossa geração vive um regime de exceção nos modos de atuar e de agir no convívio social, sendo necessário que haja compreensão, união e busca de soluções coletivas para retomar as atividades garantindo acesso aos bens culturais e educacionais".
Mauá manteve escolas fechadas noa últimos  dois anos e retomou com apenas metade dos alunos em sala no final do ano passado e em fevereiro deste ano.
A Prefeitura ainda não publicou novo decreto, mas a informação é de que as 23 escolas voltarão 100%. No documento, Cassimiro fala que "os dados em relação à defasagem na alfabetização são preocupantes e com certeza impactaram", lembrando que o retorno efetivo é fundamental para tentar ocupar esse espaço e retomar a educação dos pequenos.
A carta ainda lembra que alunos imunossuprimidos ou pertencentes ao grupo de risco "precisam manter-se em condição de proteção total, sendo esses casos tratados de acordo com os protocolos de segurança e as recomendações médicas sem prejuízo aos seus direitos".
Todas as escolas e profissionais estão orientados a manter os protocolos sanitários e de segurança para esse importante momento e instruídos para apoiar alunos e familiares. O uso de máscaras será obrigatório a todas as crianças durante as aulas e devem ser trocadas a cada duas horas. Para descartar aquelas que foram usadas é preciso ter uma sacola plástica exclusiva para isso, na mochila. Os alunos com deficiência, segundo a Lei 14.019/2020, não têm a necessidade de usar a proteção.
A temperatura da criança será aferida na entrada da escola. Se for igual ou maior que 37,5ºC, ela deverá voltar para casa com os pais, com a orientação de ser levada ao médico. Objetos pessoais, como garrafa ou copo plástico, devem permanecer na mochila e são de uso individual.