Vacinação deste público pode ser feita em 24 endereços na cidade

Da Redação

Com a maior parte da população adulta tendo recebido ao menos uma
dose da vacina contra a Covid, Mauá está em busca dos jovens que não tomaram o imunizante. A aplicação vem sendo feita nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e na tenda sanitária ao lado do Terminal Municipal (pessoas com 18 anos ou mais) em horários diferenciados.

Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, 14 mil ainda não se vacinaram com a primeira dose. Na população de 20 a 29 (cerca de 92 mil pessoas) a cobertura está em 67,8%. Desde quinta-feira (26/08), Mauá vem imunizando as faixas etárias de 15 e 16 anos.

Até essa segunda (30/08), o município aplicou 426.606 vacinas. Para sensibilizar os mauaenses que não compareceram aos locais de imunização, o município vem fortalecendo a busca ativa. O processo é feito por 13 UBSs que têm o modelo assistencial Estratégia Saúde da Família.

Os agentes comunitários de saúde percorrem as ruas dos bairros e convocam os moradores para a vacinação. As demais unidades fazem este trabalho de forma mista (presencial e por telefone) ou tradicional (contato telefônico).

Os jovens de 15 a 17 anos devem se imunizar nas UBSs, das 9h às 15h30, de segunda a sexta – a unidade Magini funciona até as 19h30. A tenda da Praça 22 de Novembro aplica doses (1a e 2a) nos adultos (18 anos ou mais), das 17h às 20h. Esses públicos também podem utilizar as Unidades Básicas de Saúde.

O pré-cadastro no site Vacina Já (//vacinaja.sp.gov.br/) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Somente serão imunizados os moradores do município e que apresentem o comprovante de residência em nome do próprio morador, dos pais, ou do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG). Os menores de 18 devem estar acompanhados de responsável.

Munícipes com 14 anos ou mais podem se cadastrar para a xepa da vacina nas UBSs. Para participar é preciso morar em Mauá e apresentar comprovante de endereço no próprio nome ou do pai ou da mãe, RG e documento com foto (CNH ou CPF) na unidade de saúde mais próxima da residência. Não se trata de agendamento, mas de inscrição para receber o imunizante quando houver sobra de doses. O usuário é avisado por telefone e deve comparecer ao local com um responsável.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha 'Mauá na luta contra a fome' no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas continuarem com os cuidados sanitários. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.