Vereador Leonardo Alves conquistou verbas para equipamento por meio de emendas

Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá confirmou nesta terça-feira (14/12) que o Hospital Nardini passará a realizar exames de mamografia. A instalação do equipamento foi terminada na noite de ontem (13/12). "A partir desta quarta-feira (15/12), as munícipes agendadas começarão a serem atendidas", comemorou o prefeito Marcelo Oliveira (PT).
A Prefeitura comprou 5 mil mamografias para iniciar o atendimento de uma fila reprimida havia tempos. "No início de nossa gestão, em janeiro, 8 mil mulheres esperavam pelo serviço. Antes da chegada do mamógrafo, as pacientes contavam somente com as unidades de referência estadual para o exame, após serem encaminhadas pelo médico da UBS (Unidade Básica de Saúde)", explicou Marcelo.  
Até o fim do ano deverão ser realizadas 464 mamografias – exame mais indicado para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O atendimento ocorrerá das 7h às 18h, de segunda a sábado.
É fundamental que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada dois anos – aquelas com histórico de câncer de mama na família, o período deve ser menor.
Responsável pela solicitação das emendas para aquisição das mamografias, o vereador Leonardo Alves (PSDB) comemorou a chegada do equipamento. "É um importante passo para a Saúde das mulheres do nosso município. Recebemos a notícia com muita alegria", afirmou.
O vereador conquistou uma emenda de R$ 200 mil, para a aquisição de um aparelho em abril deste ano. O valor foi conquistado com o deputado estadual Enio Tatto (PT) e deverá ser empenhado para a aquisição do equipamento. Outros $ 700 mil foram encaminhados também via emenda pelo deputado federal Nilto Tatto (PT). "Seguimos lutando por emendas que possam auxiliar nossa cidade, principalmente na área da saúde", conclui Leonardo.