Objetivo é desafogar e melhorar atendimento nas UPAs

Da Redação

A Prefeitura de Mauá decidiu ampliar o atendimento na rede pública municipal de saúde aos fins de semana. Depois de uma bem-sucedida experiência realizada sábado e domingo passados, com a abertura das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jardim Zaíra 1 e Vila Magini, a Secretaria de Saúde vai abrir também a unidade São João – cujo funcionamento dará suporte e ajudará a desafogar o atendimento realizado, principalmente, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barão de Mauá.

Inicialmente, as três UBSs – Zaíra 1, Magini e São João – ficarão abertas aos fins de semana, das 7h às 19h. O funcionamento aos sábados e domingos visa apoiar as UPAs quando a procura por atendimento aumentou em razão da pandemia.

“Estamos ampliando a oferta de locais para que o munícipe procurar ajuda médica. Com isso, conseguiremos oferecer à população um atendimento melhor, mais humano e mais organizado. Somente neste último primeiro fim de semana, quando abrimos duas unidades em caráter experimental, 336 pessoas deixaram de ir às UPAs e procuraram diretamente a UBS”, explicou Célia Bortoletto, secretária de Saúde de Mauá.

Mesmo com as dificuldades financeiras, a nova gestão segue buscando alternativas para oferecer uma estrutura de saúde mais adequada à população. Diversas ações estão sendo colocadas em práticas no sentido de reorganizar o setor no enfrentamento à pandemia.