Com 20 anos de trabalhos sociais, ele é reconhecido pelo auxílio no setor

Paula Cabrera

Com currículo extenso e trabalho social mais do que reconhecido na cidade, Márcio Araújo cravou seu nome entre os vereadores mais votados desta eleição, com 3.356. Sinônimo de compromisso, o nome de Márcio costuma ser unânimidade por onde passa. Ex-conselheiro tutelar, que participa de ações sociais há 20 anos em Mauá, Márcio é o responsável por projetos de apoio à crianças e famílias de vulnerabilidade social em diversas frentes. "Estamos sempre ativamente buscando parcerias para agregar benfeitorias", explica Márcio. Foi ideia de Márcio a criação dos mutirões sociais, que atraem público com oferta de cortes de cabelo, cuidados de beleza, serviços de saúde como aferição de pressão e exame oftalmológico, além de parcerias para retirada de documentos, como a carteira de trabalho. O trabalho atendeu bairros como o São João, Feital, Cerqueira Leite e Macuco. 
Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistoca), Mauá é uma das cidades com maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social - com rendimentos de apenas meio salário mínimo. Pelo menos 145 mil pessoas vivem com renda de cerca de R$ 500 por mês, o que equivale a 35% da população. "É minha missão pessoal fazer com que as entidades possam oferecer mais do que as inscrições em programas de benefício e renda. Não queremos ficar só no assistencialismo, queremos implementar mais cursos, mais educação, garantir mais qualidade de vida para essas pessoas", diz ele.
Com uma cidade de mais de 60 km² e bairros populosos, Márcio diz que a participação da comunidade é fundamental para garantir doações que levem ao povo mais programas sociais. Ele tenta ser exatamente essa ponte. "Recebo muitas mensagens pessoais de doações a serem retiradas. Tento ser esse canal para as pessoas poderem participar mais. Fico feliz em ajudar nisso", conclui.
Para Márcio, alcançar uma vaga na Câmara permite criar mais políticas de inclusão social e dar maior visibilidade à essa população. "Estando no legislativo poderei ajudar na implementação de políticas públicas que tirem essas pessoas da vulnerabilidade e possa devolver aos mesmos dignidade, direito de escolhas e igualdade, isso se faz com política séria e responsável", conclui.