Programa ‘Viver Bem’ oferece aulas de ginástica visando a melhora da qualidade de vida das pessoas

Paula Cabrera

A chuva da manhã desta sexta-feira (14/4) contrastava com a alegria e as palmas de mais de 100 pessoas, em sua maioria senhoras com mais de 50 anos, no Ginásio Celso Daniel, em Mauá. Elas são apenas parte das turmas atendidas pelo programa Viver Bem, lançado nesta sexta pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), mas que já está em execução nos bairros há cerca de três meses. "A gente faz muita dança, mas faz também alongamentos, pilates. Tudo depende do dia", contou uma das senhoras mais animadas, que não quis se identificar. Ela era parte da turma da Unidade São João, que treina em uma quadra poliesportiva de uma associação local.
Marcelo explica que o programa tomou forma durante a pandemia, pois muitos usuários da saúde municipal apresentavam quadros de depressão e ansiedade. "A gente entende que a atividade física é o melhor caminho para a Saúde. É uma prevenção, uma melhoria de vida. Tenho feito algumas atividades, em diferentes postos, com essas senhoras e posso dizer, além da melhoria da qualidade de vida, a gente se diverte muito, cria uma boa relação de amizade, de diversão e começa o dia com o pé direito, cheio de disposição", diz o prefeito.
A secretária de Saúde de Mauá, Célia Bortoletto, afirma que o programa está disponível em todas as unidades de saúde, para qualquer morador atendido pela região. "É só procurar a UBS. Se já tiver cadastro no posto, melhor. Se não tiver, precisa levar os documentos pessoais e um comprovante de endereço. Nossa ideia é exatamente essa: expandir o acesso à saúde e cadastrar esse morador para melhorar nosso atendimento", explica.
Segundo a administração, cerca de 1.000 pessoas já estão sendo atendidas pelo programa. As atividades acontecem nas UBSs que possuem espaço ou em quadras ou associações ligadas ao município, onde não há o espaço. "Vou dar um exemplo, na unidade do Zaíra 2 acontece na Associação Ouro Verde, já na UBS do Jardim Kennedy, acontece no pátio da unidade", afirma Marcelo, que acompanhou aulas no local.
As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira e voltadas para adultos, idosos, gestantes e crianças, em grupos de 25 a 30 pessoas, em média. Incluem, além da prática de exercícios, ações voltadas para a reabilitação e a saúde mental. A equipe multidisciplinar conta com educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga.
Há grupos de ginástica para hipertensos, diabéticos e indivíduos que sofrem de obesidade, cardiovascular e também para o alívio de dores, como artrite e artrose. O programa oferece ainda turmas de caminhada, de técnicas de pilates e alongamento (para grávidas), entre outras práticas. "Temos unidades com aulas duas vezes por semana e outros com uma só. Nossa intenção é, conforme expandir a procura, aumentar esse número. Nossa ideia é realmente ajudar todos a Viver Bem", conclui o prefeito.
Veja a programação no link: //tinyurl.com/programaviverbem.