Governo entregará revitalizações de espaços na cidade

Paula Cabrera

Mauá completa 67 anos nesta quarta-feira (8/12), pronta para a transformação. O prefeito Marcelo Oliveira (PT) recebeu o JNC em seu gabinete nesta semana e afirmou que os moradores devem se preparar para receber uma nova cidade a partir do próximo ano. "Estamos reconstruindo Mauá e devolvendo ao povo o orgulho de morar aqui", afirma o prefeito.

Entre as atividades que integrarão o calendário de festividades dos 67 anos de Mauá está a continuidade da entrega das matrículas de imóveis a moradores da cidade por meio do programa municipal de regularização fundiária 'Minha Casa Legal'. No domingo (12/12), 140 famílias do Jardim Canadá receberão a posse de suas casas. Na segunda quinzena de novembro, a Prefeitura já tinha regularizado a situação de 69 famílias dos bairros Jardim Kennedy, Jardim Ipê, Jardim Canadá e Parque das Américas em evento de lançamento do programa, realizado no Teatro Municipal.

O Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, um dos espaços verdes mais importantes de Mauá e que estava deteriorado, está sendo revitalizado para ser entregue aos moradores também no dia 12 de dezembro. "Eu vejo as fotos e me emociono. Esse é um dos espaços de lazer mais procurados da cidade e está sendo bem cuidado, bonito, pronto com nova pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, revitalização da gruta para receber toda a família mauaense", diz.

O prefeito Marcelo Oliveira ainda citou a entrega das intervenções realizadas em um dos locais mais movimentados do Jardim Zaíra, bairro mais populoso de Mauá: o canteiro central da Avenida Sebastião Antônio da Silva (conhecida como a rua da feira de sábado) passou por obras. A população receberá, também a partir do dia 12, um novo espaço. O local passou por recuperação asfáltica e ganhou pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e reforma da quadra sintética poliesportiva.

No sábado (11/12), haverá a entrega da revitalização da praça localizada em frente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Magini. “Há uma série de projetos e de obras que estão sendo concluídas neste período de aniversário da cidade. Neste primeiro ano de mandato, nossa preocupação foi a de preservar vidas nesta luta contra a pandemia, vacinar nossa população e colocar em ordem as finanças de nossa cidade. A partir de 2022, com fé em Deus e a pandemia mais controlada, vamos avançar na reconstrução de Mauá”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.

Entre as expectativas de melhoria da cidade em 2022 está a recuperação asfáltica de diversas ruas e avenidas, principalmente na periferia. "Recebemos uma emenda de R$ 500 mil para recuperação da Estrada do Regalado e colocaremos mais R$ 200 mil da Prefeitura. Estamos na luta pela Estrada do Carneiro também. São vias importantes que receberão cuidados em 2022", afirma o prefeito. As vias deverão receber bloquetes. Marcelo, no entanto, diz que solicitou asfaltamento ao governo do Estado, que tem recuperado vicinais, como a Ayrton Senna, que liga Mauá a São Paulo e recebeu verbas estaduais neste ano.

"A recuperação da Estrada do Carneiro poderia ser incluída aí. Entregamos proposta e conversamos com o governo do Estado para tentar liberar essa verba", avalia.

Outra previsão de Marcelo é a de entregar, pelo menos, três novas escolas municipais para atender as crianças do município. "Educação é uma das nossas principais prioridades. Os estudos estão adiantados", disse.

Também é prioridade uma nova UBS para o bairro São João. "Temos de refazer a unidade, do zero, porque a atual está muito comprometida", afirma Marcelo.

Outro ponto que deve ser destaque é a ampliação do espaço de atendimento aos animais, que se tornará Centro de Proteção Animal. "O local atual é bem pequeno. Teremos muito mais condições para ampliar os números de castrações e de pequenas cirurgias, demonstrando a nosso compromisso em atender bem a causa animal", conta Marcelo.

O novo terminal também é um projeto amplo, que mostra claramente como haverá melhorias na cidade. Para Marcelo, a transformação seguirá pelos próximos dois anos de governo. "Acredito em arregaçar as mangas e trabalhar. Esse primeiro ano foi tenso, mas o pior está ficando pra trás. Os desafios são enormes e estamos trabalhando para fazer o melhor governo que essa cidade já viu", conclui.