Equipamentos permanecem fechados durante as obras, previstas para terminar ainda neste ano

Paula Cabrera

A Prefeitura de Mauá anunciou a reforma de oito escolas municipais. Os trabalhos já estão em andamento e, segundo o prefeito Marcelo Oliveira (PT), devem garantir melhorias para os alunos da rede do município. "Nós fizemos um plano e agora começamos a executar porque são reformas amplas, telhado, fiação, acabamento. Não estamos só passando uma mão de tinta como fez o governo anterior. A maioria dessas escolas estava com sérios problemas, chovia dentro das salas de aula, era impossível retomar as atividades com elas daquela maneira", afirmou em entrevista ao JNC.
Estão na lista as escolas Guimarães Rosa, no Jardim Guapituba, João Rodrigues Ferreira, no Jd Itaussu, Maria Rosemary de Azevedo, no Jardim Zaíra, núcleo Profª Maria Wanny Soares Cruz, na Vila Carlina, Martin Luther King Jr, no Jardim Campo Verde, Profª Neuma Maria dos Santos, no Jardim Paranavaí, José Tomaz Neto, no Jardim Pilar e Terezinha Leardini Damo, no Jardim Zaíra. As intervenções que estão sendo feitas  nas escolas incluem pintura, troca de fiação, manutenção nos telhados, manutenção de equipamentos hidráulicos, manutenção na alvenaria, assentamento de azulejos e mais uma série de reparos necessários para a estrutura dos equipamentos.
Por conta das reformas, essas unidades devem permanecer sem receber alunos durante as obras, mas Marcelo nega que se estenda por longo período de tempo. "A maioria precisa de obras que mexem com materiais nocivos para crianças, com cheiros fortes. As (escolas) que precisam de reparos no telhado, por exemplo, não têm qualquer condição de receber alunos, mas trabalhamos para corrigir isso o mais rápido possível", avaliou.
Marcelo também já visitou os trabalhos de manutenção geral nas escolas municipais Neuma Maria da Silva, no Jardim Ipê, e José Tomaz Neto, no Jardim Pilar, Terezinha Leardini l e Maria Rosemary, ambas no Zaíra.  "Apesar das enormes dificuldades, estamos trabalhando para empregar os recursos da melhor maneira possível e, assim, entregar uma estrutura de trabalho adequada aos nossos professores e demais profissionais da educação. Dessa forma, nossas crianças terão mais conforto nas escolas e aprender. Nosso governo tem compromisso com uma educação de qualidade", conclui.
Mauá possui atualmente 42 equipamentos e 18 mil crianças matriculadas em toda rede. A partir da próxima semana, as unidades passam a receber 50% dos alunos, em esquema de rodízio, para aulas presenciais.