Novo vereador é morador do Zaíra e tem extenso currículo em benfeitorias no esporte

Paula Cabrera

Eleito com 2.522 votos, José Afonso Madeira, o Madeira (Patriotas), 50 anos, não tem medo de trabalho. Morador de Mauá há 30 anos, ele já foi motorista de ônibus, teve oficina e já trabalhou "com tudo o que se possa imaginar". Em 2016, ele alcançou votação expressiva, com mais de 1.200 votos e acabou como suplente no PSB. Nestes quatro anos, ele se dedicou em diversos projetos que carimbaram seu passaporte para o primeiro mandato.
"Sou presidente do Scorpion, time do Jardim Zaira. Consegui uma área de 1.500 metros quadrados, onde instalamos nossa sede em convênio com uma fábrica de arte, onde tem diversas atividades como aula de violino, zumba, dj, entre outros. Como consegui o terreno, firmamos essas parcerias com a Prefeitura para as aulas", diz ele.
Nordestino e morador "do fundão do Zaíra", Madeira é casado, pai de quatro filhas e tem dois enteados e também defende a bandeira do auxilio à recolocação profissional. Há quatro anos ele participa do GATD (Grupo de Apoio ao Trabalhador Desempregado) e, recentemente, emplacou a criação de uma lei municipal para que as empresas contratem, ao menos, 70% de mão de obra local. "So na Recap foram 4.080 vagas de emprego desde então. Amanhã tem mais 29 vagas e depois de amanhã 60 vagas para Braskem", conta, orgulhoso do trabalho.
O GATD fica na Rua Oscarito, 809 e está aberto diariamente para cadastrar profissionais desempregados. "As pessoas podem se cadastrar gratuitamente. Qualquer empresa que se instala na cidade, vai precisar contratar pessoa de Mauá e nós indicaremos esses currículos", diz.
Ele também se envolveu diretamente com a pavimentação de 21 ruas, com cimento, captações de água. "Foram asfaltos comunitários e ajudei diretamente a tirar do papel. Nosso trabalho é esse. Ajudar a comunidade sempre", diz.