Vereador discutiu importância de projetos para inclusão, saúde e melhorias de políticas públicas para mulheres em Mauá

Paula Cabrera

No mês do Dia Internacional da Mulher, o vereador Leonardo Alves (PSDB) reuniu 400 mulheres neste fim de semana, no espaço Torres, na Vila Bocaina, para conversar sobre projetos voltados para políticas públicas de defesa das mulheres na cidade.
"Reunimos, fizemos um bate papo para ouvir as mulheres da cidade. Reunimos 400 mulheres, várias lideranças, diferentes entidades, como a Apasme (Associação de pais e amigos dos surdos e mudos de Mauá), Estrela Azul, Chácara das Flores, pessoal da luta contra o câncer. Foi um evento maravilhoso", afirmou o parlamentar.
A discussão ainda contou com a participação de representantes da senadora Mara Gabrilli, defensora ainda de políticas públicas de inclusão social. "Foi muito bom, foi uma conversa que nos ajudou a entender melhor as necessidades das mulheres para protocolar propostas neste sentido", avaliou o vereador.
A luta pelo direito das mulheres já é antiga para Leonardo. Neste mês, ele comemorou a aprovação do Projeto de Lei que proíbe a contratação em cargos públicos de condenados por crimes de Violência contra a Mulher. A medida chegou a ser vetada pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT), mas a Câmara de Mauá derrubou o pedido e confirmou a norma. "É  fundamental termos regras claras para proteção à mulher e essa medida mostra que nossa cidade não permite qualquer situação de violência", avalia o vereador.
Segundo o parlamentar, essa medida além de significar um marco no combate à violência, torna a cidade de Mauá uma referência nessa questão. Segundo a norma, para ser contratado  pelo Poder Público fica proibido qualquer tipo de condenação final pelos órgãos de Justiça por conta de crimes contra a mulher. "Acho uma medida de extrema importância, principalmente diante do aumento de casos de violência contra a mulher registrados na pandemia", afirma.