Vereador participou de encontro com presidente da CPTM em que solicitou a reabertura da bilheteria na avenida Capitão João e a reforma do local

Paula Cabrera

O vereador Leonardo Alves (PSDB) participou de um encontro nesta quarta-feira (16/2) com o presidente da CPTM Pedro Tegon Moro. Na pauta, estavam a reforma da Estação Guapituba, e também a reabertura da bilheteria do lado da Av. Capitão João, além de melhorias na estação de Mauá. "Existe um projeto que está sendo executado, e estamos nesta luta pela revitalização da Estação que é fundamental para toda a região que abrange a Região que contempla o Jardim Guapituba, Parque das Américas, além dos bairros adjacentes", afirmou Leonardo.
O parlamentar ressalta que as solicitações para reforma e reabertura da bilheteria começaram desde antes de seu mandato, e, formalmente, desde fevereiro deste ano. "Nós conhecemos a importância da reabertura da bilheteria e de maior acessibilidade para a estação e protocolamos pedidos sobre os assuntos desde o início do ano", afirma.
Segundo Leonardo, o encontro foi promissor. A expectativa é de que a CPTM comece o projeto de modernização da estação em 2022. "Sabemos que é uma proposta antiga, mas o Moro reforçou que já está nas trativas para que sejam definidos os contratos de serviços ainda neste semestre e que tenhamos início das obras no ano que vem", diz.
No ABC, a estação do Guapituba é a segunda na quantidade de degraus para acessar a plataforma. São 21 degraus entre o local e a rua. Há ainda a necessidade de subir os degraus para comprar os bilhetes do lado do Parque das Américas, para quem não é passageiro frequente. A estação com maior número de degraus na região é São Caetano, com 35. A CPTM anunciou no mês passado o início das obras para dar maior acessibilidade à estação.
A CPTM firmou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público Estadual em 2012, no qual reconheceu os problemas nas estações e se comprometeu a resolvê-los. Desde então, várias estações foram adaptadas, mas o problema ainda está distante da solução completa. "Nosso mandato está fazendo sua parte e cobrando celeridade da CPTM. Nossas expectativas estão altas para que isso saia o mais rapidamente possível", conclui.