Projeto teve investimentos de cerca de R$ 2 milhões e modernizou espaço para receber turistas

Paula Cabrera

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou nesta terça-feira (22/8) a revitalização da Vila do Doce, um dos principais atrativos turísticos da cidade. A renovação incluiu melhorias estruturais, como a substituição de telhados, a introdução de traços arquitetônicos modernos, além de um novo paisagismo e nova iluminação. Com um investimento total de R$ 2 milhões, provenientes de fontes municipais e do Governo de São Paulo, a obra proporcionou a instalação de cerca de 950 luminárias, abrangendo cordões, beirais, piso e refletores. "Queremos deixar Ribeirão cada dia mais bonita, cada dia mais preparada para receber os turistas", afirmou Guto. Entre as marcas da nova vila está o telhado de guarda chuvas que percorre a extensão dos chalés comerciais.
Os prédios na área da praça também foram beneficiados com a adição de pergolados em suas portas comerciais, e os letreiros foram revitalizados. A renovação da Vila do Doce está inserida em um conjunto de iniciativas voltadas para modernizar a infraestrutura turística. A revitalização não se restringiu apenas à praça, mas também se estendeu às redondezas, com repintura de sinalizações viárias e a aplicação de cal nas sarjetas das vias próximas.
O prefeito Guto Volpi, durante a cerimônia de entrega das obras, destacou a importância da revitalização para a cidade. A Vila do Doce é um ponto de encontro para os moradores locais, onde muitos aproveitam para desfrutar da culinária, assistir a apresentações ou passar momentos em família. Com a modernização completa, o espaço se tornou ainda mais atrativo, contando com uma iluminação exuberante, que promete agradar a todos. "Essa é apenas uma parte da revitalização, ainda tem muita coisa para vir. Os moradores podem aguardar novas entregas em março, no aniversário da cidade", afirmou o prefeito. A expectativa é de que seja entregue na antiga fonte um espaço moderno e integrado onde crianças poderão interagir com uma mini Ribeirão.
A renovação tem como objetivo aprimorar a experiência dos frequentadores, além de proporcionar mais segurança e conforto aos comerciantes locais. Além disso, o prefeito Guto Volpi aproveitou a ocasião para entregar três unidades do projeto Condomel. Esse projeto tem como finalidade a proteção das abelhas sem ferrão, visando a preservação desses polinizadores nativos. A iniciativa também está alinhada com a Agenda 2030 da ONU, que busca combater a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a prosperidade. "Desde que iniciamos o projeto, tivemos um ótimo retorno. Apenas uma abelha foi vitima de vandalismo, entre todas as colmeias já entregues. É um projeto muito legal e importante", avaliou Guto.