Paula Cabrera

Wagner Rubinelli (PTB) tem uma história antiga com a política de Mauá. Com 56 anos, ele dedicou 30 à vida pública e não esconde o amor que possui por ela. O advogado é especializado em administração pública e direito eleitoral e viu os filhos trilharem o mesmo caminho. "Os dois cursaram direito, mas o Fernando tem uma veia mais política, a Nathália preferiu seguir no direito e também se dedica à administração pública", conta ele orgulhoso.
Em 2020, o ex-vereador e ex-deputado federal deve vir como candidato à Prefeitura de Mauá pelo PTB e prepara uma aliança com outro partido para aumentar a força da coligação.
Desde que assumiu seu primeiro mandato com vereador, em 1992, ele afirma que viu muita coisa mudar na política. "Sinto falta da maneira como as pessoas acompanhavsm os comícios. Entendo que a reforma política podia ter permitido shows, com bandas locais, para evitar o abuso de poder econômico, mas para permitir essa aproximação do cidadão com a política também", afirma.
Na época dos grandes comícios, Rubinelli foi campeão de votos, em diferentes candidaturas. Em 2003, assumiu uma cadeira na Câmara Federal, depois de alcançar 81 mil votos e ficar na suplência do PT. Quando Ricardo Berzoini assumiu um ministério do governo recém eleito de Lula, ele foi alçado à cadeira de deputado federal, onde permaneceu por três anos. "Consegui importantes emendas para região, estive na Comissão de Justiça da Câmara, mas também segui dando aulas na antiga Uniabc, as sextas-feiras", diz.
Casado há 33 anos com a pedagoga Cassia Rubinelli, que também foi vereadora em Mauá, ele deve fazer uma dobradinha com o filho vereador, Fernando Rubinelli (PDT), que deve tentar repetir a eleição para vereador. "Mauá precisa de alguém que retome o controle da cidade. É preciso levar remédios aos postos, garantir transporte de qualidade, educação de qualidade para a cidade. É possível fazer, precisa de vontade política", diz ele, que não esconde também o amor pela causa animal. "Tenho duas cachorras, uma delas, a Vitória, foi resgatada pelo Fernando e está com a gente há oito anos. Teremos um olhar de cuidado com essa importante política pública também", conclui.