Doria anunciou permissões durante coletiva de imprensa; cidades do ABC deverão publicar decretos com orientações

Paula Cabrera
O governo do Estado autorizou o funcionamento até as 22h de padarias, bares e restaurantes. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5/8), o governador João Doria (PSDB) confirmou que os locais poderão funcionar com 40% de ocupação dos espaços sentados e devem seguir os protocolos sanitários. Para tanto, o município tem de estar em até duas semanas na fase amarela do plano São Paulo. Com a decisão, as aete cidades da região deverão reabrir os serviços noturnos.
"Após análise do Centro de Contingência vimos que os protocolos estavam sendo seguidos e, a partir dessa constatação, o governo vai publicar decreto amanhã que autoriza abertura de padarias, restaurantes e estabelecimentos de alimentação até as 22h. Serão seis horas de funcionamento por dia e ficará a critério de cada estabelecimento de que maneira esse horário será dividido durante o dia", disse o governador. Segundo ele, "não será permitido serviço em pé em nenhum estabelecimento e devera ser seguido o critério de distanciamento dentro desses comércios. "A recomendação também é que estes ambientes estejam arejados", reforçou.
A decisão atende pedidos feito pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) e pelo Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Bernardo),que entraram na Justiça solicitando a permissão de reabrir, principalmente locais com horário de funcionamento apenas noturno. A reabertura deve ser gradual e o Consorcio Intermunicipal do ABC deverá se reunir para confirmar horários e normas. Cada cidade deverá publicar decretos próprios com as orientações.