O Governador João Doria visitou nesta quinta-feira (12/12) o Procon- SP para assinatura de convênios entre o Procon e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência Metropolitana de Campinas nas áreas de fiscalização, educação para o consumo e defesa do consumidor.

Com as presenças dos secretários da Justiça Paulo Dimas Mascaretti e do Turismo Vinicius Lummertz, do secretário adjunto da Fazenda e Planejamento Milton Santos e do diretor executivo do Procon-SP Fernando Capez, durante o evento também foi lançada cartilha para o consumidor turista e firmada parceria com a Secretaria da Fazenda.

João Doria destacou a importância da interiorização da defesa do consumidor, que é uma marca da atual gestão, e a relevância da cartilha voltada a um setor que nesse ano cresceu 8%. O governador lançou ainda um desafio ao diretor executivo de diminuir o prazo de solução para o consumidor, que atualmente é de dez dias, para dois dias.

Para Fernando Capez, as ações estão em sintonia com o Governo do Estado, que está desburocratizando os serviços e trazendo mais tecnologia para garantir os direitos dos cidadãos. Em 2019, o @proconsp lançou um novo site, criou a Escola de Proteção e Defesa do Consumidor e ampliou a comunicação com a população.

O convênio com o consórcio foi o primeiro firmado entre o Procon e um Consórcio de Municípios e tem como objetivo o atendimento das demandas coletivas da região por meio de ações fiscalizatórias e de educação, possibilitando a defesa dos consumidores da região de forma mais participativa, articulada e coordenada.

Os sete municípios da região somam 2 milhões e 700 habitantes e o Procon foi responsável, em 2019, por 1200 ações voltadas a essa população, contra 619 em 2018.