Paula Cabrera

O ex-prefeito de Mauá, Donisete Braga, confirmou nesta terça-feira (4/2) sua filiação ao PDT. Conforme o JNC adiantou ainda no ano passado, o convite partiu do atual presidente da sigla na cidade, Claudio Donizeti e tem a intenção de fortalecer a disputa nas eleições majoritárias neste ano. "O nosso presidente Nacional, Carlos Luppi, já confirmou que o PDT deve participar das chapas de prefeito nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Estamos encaminhando a legenda em Mauá para isso. Podemos sim fazer parceria com outras siglas ou podemos ter uma chapa pura. Isso não está definido", afirmou Donizeti.
Para sacramentar a chegada de Donisete, no entanto, o caminho não foi tão curto. O ex-prefeito confirmou namoro de mais de um ano com o PDT e conversas com Luppi e Ciro Gomes. O principal entrave, no entanto, era Júnior Orosco, atual vice-presidente da legenda em Mauá e no Estado e um dos mais conhecidos desafetos políticos de Donisete. Orosco chegou a anunciar a doutora Risele Borges, ex-secretária adjunta de Assistência Social como pré-candidata. "É uma situação pacificada. As vezes podemos discordar de algumas questões.O Orosco colocou a Risele como possível pré-candidata e eu coloquei o Donisete. Conversei com o Orosco e há divergências de ideias, mas nesse momento, pensamos no melhor para o partido. Entraremos em consenso e divulgaremos nossa decisão até o dia 3 de abril", afirmou o presidente do PDT na cidade.
Donisete afirmou que conversou pessoalmente com Orosco na última semana e que os desentendimentos fazem parte do passado. "Tenho 52 anos. É preciso deixar a bagagem pesada para trás. Conversei com o Orosco e entendemos que Mauá deve ser mais importante nesse momento", disse.
Procurado pelo JNC, Orosco também minimizou divergências sobre a filiação de Donisete, mas deixou claro que a escolha oficial da chapa majoritária ainda deve causar discussões. "Sou vice-presidente estadual do PDT. O diálogo da filiação do Donisete no partido está acontecendo em âmbito Municipal, eu não tenho relação com ele e muito menos com sua possível filiação, já fui consultado e deixei clara minha posição. Hoje apoio pra ser candidata à prefeita de Mauá a Dra. Risele", afirmou.