Após semanas de polêmicas, a direção estadual do Partido Liberal (PL) anunciou uma intervenção no diretório da legenda em Mauá. A decisão resultou na anulação da composição anterior, que tinha como presidente o vereador Zé Carlos Nova Era. Em seu lugar, assume a presidência o também vereador e pré-candidato à Prefeitura de Mauá, Sargento Simões.
Nos bastidores, a informação sobre o estranhamento entre os pares surgiu ainda em janeiro, quando uma briga teria estourado na Câmara. Nova Era teria descordado da maneira como
Simões estaria prevendo a distribuição do fundo eleitoral nas eleições da cidade. Sem acordo, Simões teria passado a pleitear a presidência, argumentando que sua pré-candidatura poderia se beneficiar da sinergia entre o cargo partidário e o político.
Simões deu entrevistas, ainda em janeiro, afirmando que era o novo presidente.
Nova Era, do outro lado, alegava ter o apoio do presidente estadual do PL, José Tadeu Candelária, e do deputado federal Márcio Alvino, que estariam irritados com a postura de Sargento Simões. Já Simões afirmava ter apoio do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto.
A nominata foi divulgada nesta quinta-feira (22/2) e conta com Simões como presidente, Ivan Allyson Vital como vice, Robson Fontes di Bello como secretário e Josi Simões como tesoureira.
À imprensa, Nova Era disse na última terça-feira (20/2), que o partido preparava a confirmação de sua permanência na presidência e divulgaria a informação até a tarde de ontem. A publicação da nominata causou um banho de água fria no vereador, que afirmou, no entanto, que a situação não interfere em seus planos. “Seguimos fortes e vamos para campanha”, disse.
Já Simões, comemorou a decisão. O vereador, que já ocupava a sede do PL para reuniões e encontros, com boa parte de seu pessoal circulando por lá, diz que assume o cargo e descarta rancores entre ele e Nova Era. “Foi uma solicitação da empresa de marketing que nós contratamos, já visando as eleições de 2024 na nossa pré-candidatura a prefeito da cidade e até para poder evitar qualquer tipo de ciumeira em relação aos outros candidatos com o Zé Carlos Nova Era que é um amigo, um querido e um cara que vinha fazendo um excelente trabalho na casa e não somente como presidente do partido. A política é dinâmica, a política muda e o tempo mudou e chegou o tempo de mudar”, disse.