Paula Cabrera

É no puerpério (os 45 dias após o nascimento do bebê) que a mãe começa a perceber que sua realidade mudou completamente e que é fundamental se conectar com essa nova Mulher. Entre os principais desafios, está o conseguir sair de casa para alguma atividade que agregue para mãe e não represente riscos para o bebê.

Foi pensando exatamente nisso que a bailarina Tati Tardioli criou a Dança Materna, há 12 anos. "Comecei dançando em casa com minha bebê e percebi que isso a acalmava. Foi quando tive a ideia de expandir isso para outras mães. Na Dança os dois são olhados, cuidados, acolhidos. Formamos uma rede de apoio materna forte e potente nessa fase tão transformadora que é o puerpério", diz.

No ABC, as aulas são comandadas pela professora Fabi Lopes em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Ela conta que seu primeiro contato com a Dança foi como aluna, quando seu filho Theo nasceu e ela encontrou um ambiente que a fazia sentir-se mais tranquila. Hoje, ela já está no seu terceiro ano frente à turmas cada dia mais cheias. "O mais interessante é que fui me envolvendo e aprendendo mais sobre vínculo, começo da vida. Isso trouxe uma soma engrandecedora pra minha vida pessoal e também para profisisonal. A dança é algo fundamental para mãe e bebê, uma conexão, um entendimento de que algo está nascendo ali, um espaço para mulher se reconhecer como nova pessoa. Meu encantamento é com isso", diz.

Mães se exercitam ao lado dos bebês em aula da dança materna, em Santo André

As aulas ainda auxiliam os bebês na psicomotricidade, coordenação motora e interação social. Durante as classes, mamães se alongam e dançam com os bebês em carregadores. O chão é acolchoado e a professora usa materiais como tecidos, esponjas de banho e bolinhas de tênis para atrair atenção dos pequenos e também para auxiliar as mães nos exercícios. Todos os movimentos são estudados para garantir bem estar.

Em Santo André, os encontros acontecem na Casita (rua David Campista, 180), as quintas-feiras, a partir das 14h30. Em São Caetano as aulas acontecem no Espaço Santosha (rua Manoel Augusto Ferreirinha, 1.278), as 10h30, também nas quintas. Inscrições podem ser feitas pelo 97467-8733

Tati Tardioli dá oficina em Santo André
A criadora do método Dança Materna estará neste fim de semana no Sesc Santo André com uma oficina gratuita de cuidados com o bebê. Com o tema "Colo, chão,amor, movimento + banho de balde", a bailarina e especialista em primeira infância falará um pouco sobre o primeiro ano de vida do bebê  abordando todos os temas com muito papo e prática.
O encontro acontece a partir das 14h30 e é preciso estar na bilheteria com meia hora de antecedência. Podem participar mães e pais  de bebês de até um ano. O Sesc Santo André fica na rua Tamarutaca, 302.