Serviço itinerante realiza de 180 a 210 atendimentos mensais em Mauá

Da Redação

Proporcionar o acesso de moradores em situação de rua aos serviços da rede pública municipal é o objetivo do Consultório de Rua. O serviço, ligado à saúde mental da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde de Mauá, funciona ininterruptamente na cidade desde 2013 e hoje realiza de 180 a 210 atendimentos mensais.

Atualmente, 828 pessoas em situação de extrema vulnerabilidade estão cadastradas, sendo 280 delas ativas (com acompanhamento). Por conta da pandemia, o número de registros cresceu. Foram feitos 30 novos cadastros de janeiro a abril.

O Consultório de Rua circula pelos locais de Mauá onde há grande número de moradores em situação de rua para fazer a busca ativa. A ação busca atender, de forma humanizada, essa população que não tem como chegar aos serviços da rede de saúde e as outras políticas sociais.

A equipe multidisciplinar é formada por um enfermeiro, um técnico em redução de danos, duas redutoras de danos e uma psicóloga. Eles percorrem diversas regiões da cidade, a partir de agenda semanal pré-estabelecida. São feitos os acompanhamentos dos casos já atendidos e consultas espontâneas.

Hoje, a região central do município reúne a maior quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade. O Consultório de Rua presta ainda atendimentos a partir de solicitações de entidades ou de ligações telefônicas de
munícipes.

As razões para estas pessoas estarem nas ruas incluem conflitos familiares, migração, drogadição e alcoolismo. O acompanhamento pode levar anos, e são comuns aos casos com finais felizes, entre eles os de usuários que retornaram ao convívio familiar.