Ribeirão, Diadema, Mauá, São Bernardo e Santo André conseguiram bons números no ultimo domingo, mas durante semana menos da metade da população permanece em casa

Paula Cabrera

A maioria das cidades do ABC aparece na lista divulgada pelo Estado como as que mais respeitam o isolamento social. Entre os 50 municípios com melhor colocação, a região colocou cinco na listagem. Os números levam em conta informações geográficas de localização enviadas polelas companhias de celulares ao governo do Estado.
A cidade com melhor resultado foi Ribeirão Pires. Segundo o levantamento, 72% dos moradores estão respeitando o isolamento social, o que coloca o município no segundo lugar no ranking das 50 cidades. Os dados são de domingo (12/4).
Diadema aparece na oitava posição, com 65% dos moradores permanecendo em casa.
Mauá é a terceira na região na listagem e a no Estado, com 62% de moradores em quarentena. Na média da última semana, no entanto, os números mostram que apenas 50% da população não saiu de casa nos últimos dias.
São Bernardo do Campo é a quarta no ranking da região e a 27.ª no Estado, com 60 % dos munícipes fazendo isolamento no domingo. Assim como Mauá, no entanto, a população não tem respeitado a permanência em casa durante a semana, com índice de apenas 48% na quinta-feira (9/4).
Santo André é a quinta e ultima a aparecer na lista, sendo a 31.ª cidade na obediência ao isolamento. No domingo, 59% dos andreenses permaneceram em casa. Na quinta, apenas 48% dos moradores mantiveram a quarentena.
São Caetano e Rio Grande não aparecem na lista do Estado. Ribeirão só possui dados computados a partir de domingo.
O ideal é que 70% da população do Estado permaneça em casa para evitar a sobrecarga de casos de covid-19 e o possível colapso do sistema de Saúde.
Segundo dados do Consórcio Intermunicipal do ABC, são 439 casos confirmados de coronavírus na região e 31 óbitos até domingo (12/4).