Paula Cabrera

Ribeirão Pires inaugurou um novo capítulo de solidariedade nesta segunda-feira, 4 de setembro, com a mudança do Bom Prato Móvel para o Centro Alto, especificamente no estacionamento da Paróquia São José - Matriz. Essa iniciativa resultou de uma colaboração entre o Governo do Estado e a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, após quase um ano e meio de operação no Parque Aliança.

No primeiro dia de funcionamento no Centro Alto, o Bom Prato Móvel distribuiu 300 refeições a um preço simbólico de R$ 1, e a demanda foi tão alta que todas as refeições se esgotaram em apenas uma hora e trinta minutos. Esse gesto de solidariedade tocou a comunidade, que compareceu em peso.

Além das refeições acessíveis do Bom Prato Móvel, a Praça da Matriz também ofereceu diversos outros serviços sociais nesta segunda-feira. O programa Cidadania Aqui esteve presente, fornecendo serviços como Cadastro Único e orientações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro. Além disso, foram oferecidos serviços de saúde, orientações sobre o aplicativo ANA pela Patrulha Maria da Penha (GCM) e cortes de cabelo/barba gratuitos.

Para a população, essa mudança de localização trouxe muitos benefícios. Letícia Ribeiro, aposentada de 62 anos, compartilhou sua alegria: "Uma benção poder ter acesso ao 'prato' de comida tão gostosa por apenas um real. Já temos um dia a dia tão difícil, com tantos gastos, que poder comer bem é motivo de alegria. Já tive a oportunidade de comer no Bom Prato em outras cidades e sei que vale a pena." Marli Jurema da Silva, 65 anos, elogiou a nova localização, tornando mais fácil para todos: "Agora está perto de tudo, com certeza ficou mais fácil vir sempre."

A secretária de Assistência, Participação e Inclusão Social, Marisa Reinoso de Abreu, destacou a importância estratégica da nova localização, que atende a todas as regiões da cidade, especialmente devido à proximidade com a rodoviária e a estação de trem, áreas de grande movimentação de pessoas. O Bom Prato Móvel continuará seu atendimento de segunda a sexta-feira, a partir das 11 horas, distribuindo até 300 refeições por dia, pelo valor simbólico de R$ 1. É importante lembrar que não há estrutura para consumo no local, então as pessoas são orientadas a levar sacolas para acondicionar a refeição e desfrutar dessa iniciativa de solidariedade.