Projeto está ampliando a abrangência da coleta seletiva na cidade

Da Redação

A Prefeitura de Mauá está colocando em prática uma série de ações para promover a coleta seletiva. Uma das alternativas lançadas foi o programa 'Mauá Recicla', que teve início no começo de junho e vem realizando a coleta de materiais recicláveis no Paço Municipal. Com o sucesso do projeto, a iniciativa foi ampliada e chega agora ao Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes.

O evento de inauguração ocorreu nesta quarta-feira (28/07) no prédio que abriga a Secretaria de Educação e contou com presenças de funcionários da pasta, representantes da Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), além dos secretários José Luiz Cassimiro (Educação) e Rômulo Fernandes (Planejamento Urbano e Verde e Meio Ambiente). Uma palestra foi ministrada para apresentar o projeto e demonstrar a importância da coleta seletiva para todo o planeta.

O secretário Rômulo Fernandes destacou que os vieses do programa 'Mauá Recicla' são ambientais e econômicos. “A pandemia aumentou a pobreza e impactou a economia de muitas famílias no Brasil inteiro. A coleta seletiva é, além de tudo, uma fonte de renda para muitos trabalhadores”, apontou.

Por sua vez, o secretário José Luiz Cassimiro destacou também a questão educacional e social da reciclagem. “Educar as pessoas no aspecto ambiental é melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Foram posicionadas, em todos os andares do prédio, lixeiras específicas para materiais recicláveis. O objetivo é estimular os servidores públicos a colaborar com essa pauta tão essencial para a sustentabilidade. Periodicamente, os colaboradores da Coopercata farão a coleta e a separação dos itens descartados e procederão com a reciclagem dos resíduos. Com isso, é esperado um impacto positivo no meio ambiente e, também, na renda dos trabalhadores da cooperativa.

O programa conta ainda com um site (//recicla.maua.sp.gov.br) por meio do qual os visitantes podem verificar informações referentes à coleta seletiva. A página ainda realiza uma prestação de contas, informando a quantidade de material reciclado pelo projeto. Para se ter uma ideia, desde o início do programa foram coletados no Paço Municipal 3.520 quilos de resíduos recicláveis.

Em Mauá, a reciclagem é realizada pela Coopercata, situada à Rua Pedro Luiz Coppini, 137, Capuava. Em caso de dúvidas, o contato com a cooperativa pode ser feito pelo telefone (11) 4513-4296.