da Redação

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou o macaqueamento (alteamento) do Viaduto Independência, com a substituição de seis amortecedores no primeiro dos oito pilares da via. Os trabalhos foram realizados durante o feriado prolongado de Tiradentes, o que diminuiu o impacto no trânsito, mesmo com o viaduto interditado temporariamente - já está liberado aos veículos.

O engenheiro da Seohab (Secretaria de Obras e Habitação), Sandro Casini, que supervisionou as obras, falou da importância da substituição dos amortecedores. “São essenciais para a vida útil do viaduto, pois dão a flexibilidade necessária para suportar o impacto dos veículos.” Os demais sete pilares do viaduto também terão os amortecedores substituídos.

VIADUTO INDEPENDÊNCIA
O Novo Viaduto Independência tem um investimento de R$ 48.296.074,62, sendo R$ 26.024.567,45 referentes ao convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, viabilizados em articulação encabeçada pelo deputado estadual Thiago Auricchio. Este é o maior convênio da história de São Caetano com outras esferas de governo, seja estadual ou federal, e a previsão para a conclusão dos serviços é para o segundo semestre de 2024.
O viaduto, inaugurado em 1973 e que serve como transposição à via férrea, é uma das principais vias de São Caetano do Sul, ligando a outros municípios do ABC e à Capital. Cerca de 16 mil veículos passam por dia nos dois sentidos pelo Independência.