
Paula Cabrera
O vereador Manoel Lopes (DEM) conseguiu a aprovação nesta terça-feira (17/3) de uma moção que solicita a suspensão das eleições municipais previstas para este ano. O documento, que entrou em caráter de urgência na votação da Câmara, deve ser encaminhado ao Congresso Nacional, ao Governo do Estado e ao Planalto.
Dentro da moção, Manoel pede que a votação seja transferida, preferencialmente, para 2022, com as eleições legislativas e presidenciais. Segundo o documento, o fundo eleitoral, de cerca de R$ 2 bilhões, poderia ser utilizado para auxiliar no combate ao covid-19.
"Esse é um apelo que faço para as autoridades competentes. Além dos R$ 2 bilhões do fundo eleitoral tem também valor que será usado pela Justiça Eleitoral para garantir as eleições. Minha preocupação não é apenas eleitoral, mas sim por questões de Saúde Pública. Acredito que esse valor seria melhor empregado, neste momento, no combate a essa epidemia", afirma o vereador.
A matéria foi aprovada numa sessão atípica nessa terça-feira, que aconteceu a portas fechadas para evitar a propagação do coronavírus. O presidente da Casa de Leis,Vanderlei Cavalcante, o Neycar, chegou a cancelar os trabalhos para conversar sobre a possibilidade de adiamento das próximas sessões. Dos 21 parlamentares de Mauá, nove estão no grupo de risco para o vírus por terem acima de 50 anos ou terem doenças como diabetes. O vereador Chico do Judô foi até o plenário apenas para confirmar que se afastará das funções durante a quarentena por estar no grupo de risco. O vereador tem problemas hepáticos.