Prefeito recebeu o JNC para falar da aprovação da possibilidade de financiar R$ 165 milhões para melhorias na cidade

Paula Cabrera

Mauá está perto de resolver um de seus maiores problemas: a péssima qualidade do asfalto na cidade. Em entrevista exclusiva ao JNC, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) afirma que sua administração deve investir mais de R$ 100 milhões em recapeamento. Os recursos devem vir de diferentes frentes e atender, praticamente, todo o município. "Será o maior programa de recapeamento que Mauá já teve. Haverá recurso do Nova Rua (Programa estadual), recurso próprio e também o que conseguirmos financiar, vamos financiar. Estamos acertando as ruas, deve sair até agosto", diz Marcelo.
Além das previsões de R$ 50 milhões dentro do convênio com o Desenvolve SP. Há ainda um convênio com o Detran, R$ 5 milhões de recapeamento, lombofaixa, faróis. Há ainda mais R$ 10 milhões em emendas, para atender o bairro Vila Guarani. "Vamos atender a avenida Valdemar no Maringá, o muro de contenção e recapeamento, tem o recapeamento da Eugênio Negri com Hélio Semasa. A Washington Luiz, para subir com novo asfalto até a adutora. Tem muita coisa pra acontecer", diz ele.
Há ainda o programa para ruas que não tem asfaltamento. "Vamos, enfim, tirar do papel o asfaltamento na Estrado do Regalado, Estrada do Pilar. Vamos colocar R$ 13 milhões e o governo do Estado mais R$ 10 milhões. O convênio ja esta em andamento" diz.
Por fim, Marcelo conta que serão investidos mais R$ 20 milhões do tesouro. "Vamos dar uma boa mexida, vai melhorar tudo. Vamos começar atendendo bairros com maior número de reclamações. Sabemos que em muitos locais, não é tapa-buraco, é recapeamento. Vamos atender isso", diz.
A Câmara de Mauá aprovou na última terça-feira (28/6), a possibilidade de a Prefeitura financiar R$ 165 milhões em obras para infraestrutura e melhorias na cidade. No total, foram quatro propostas que preveem a aquisição de crédito com o governo do Estado, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Nos três casos, os juros aplicados sobre o montante são mínimos e o prazo para o pagamento costuma ser atendido em longo período. "Outras cidades fizeram o mesmo e sabemos que esses recursos são fundamentais para a cidade andar, melhorar."
Dentro dos projetos aprovados, o maior é com a agência de Fomento de SP- a Desenvolve SP, e prevê a liberação de R$ 50 milhões à Prefeitura para recuperação de vias públicas, incluindo serviços de pavimentação e recapeamento de ruas. "Colocamos as contas em ordem. Faremos tudo respeitando a autonomia do caixa municipal", diz.
As linhas de financiamento a serem disponibilizadas pelo Desenvolve SP - oferecem aos municípios taxas reduzidas e prazos longos, apoiando desta forma as Prefeituras com recursos para aprimorar a infraestrutura urbana, sem prejudicar as finanças locais. As condições financeiras do Programa incluem 96 meses de prazo, com 24 meses de carência e juros 3% ao ano + Selic. Outros 3% são equalizados pelo Governo do Estado. Caso a parceria se confirme dentro deste programa, seriam mais de R$ 100 milhões em benfeitorias asfálticas na cidade.
Ainda dentro das permissões aprovadas nesta terça-feira estão previstas duas liberações de financiamento com a Caixa Econômica Federal por meio do Finisa. São duas propostas com previsão de R$ 40 milhões cada para obras de infraestrutura urbana, que incluem recuperação de próprios públicos, construção ampliação e adequação de equipamentos esportivos, requalificação viária e obra de infraestrutura urbana. Já a outra proposta prevê mais R$ 40 milhões com o objetivo de financiar investimentos em saneamento ambiental e em infraestrutura ao setor público e ao setor privado.
A Finisa opera com a variação do IPCA mais juros de 5% a 8% ao ano, conforme o projeto, o destinatário do empréstimo, as garantias oferecidas, além de outros fatores. Os prazos do financiamento são de até 20 anos, com até cinco anos de carência.
Por fim, há ainda um projeto que permite a liberação de R$ 35 milhões com o Banco do Brasil para recuperação dos prédios públicos com compra de equipamentos e móveis e manutenção geral das secretarias.
A visão geral dos vereadores é de que os últimos prefeitos não fizeram obras de grande impacto para a população e o governo de Marcelo deu importantes passos para a volta do crescimento da cidade.
A administração petista conquistou a nota B no ranking de bons pagadores do Tesouro Nacional, depois de amargar anos com a nota C - pior nota do ranking. Mauá tinha ainda uma série de pendências com certidões que permitiriam acesso ao crédito com baixos juros. Marcelo teria pisado no freio durante os primeiros anos de governo para arrancar nos dois últimos. Para os vereadores, caso o painel se confirme, as eleições de 2024 teriam um novo tom.
As propostas foram aprovadas pela maioria dos vereadores. Apenas Sargento Simões e o pai do ex-prefeito Atila Jacomussi, Admir Jacomussi (Patriotas) foram contrários.