Estudo está na fase 3 e começará a ser testada no país; vacina mostra 92% de eficácia contra a covid-19

Paula Cabrera

A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) será responsável por aplicar testes da vacina da Janssen contra o covid-19 e está recrutando voluntários para participar do estudo. A marca belga é uma das empresas do grupo Johnson e começará a triagem no Brasil. A inscrição é aberta para população em geral e pode ser feita pelo //vacinacovid.org/.
Segundo o estudo feito até aqui, a vacina garante produção de anticorpos capazes de neutralizar o vírus da COVID-19 em 92% dos pacientes após 29 dias de uma dose da vacina, com perfil de resposta parecido mesmo em pessoas com mais de 65 anos de idade. Células de defesa específicas contra COVID-19 também foram detectadas em mais de 80% dos indivíduos vacinados após 14 dias de vacinação.
A vacina está na terceira fase de testes - assim como a coronavac, a vacina da astrazaneca e da pfizer. Mais de 60 mil voluntários participarão desta fase em todo o mundo, incluindo milhares de brasileiros.
O estudo avaliará a segurança e eficácia de uma vacina de dose única que demonstrou alta eficácia na indução de anticorpos contra o vírus que causa COVID-19 (SARS COV-2). Espera-se que a vacina esteja disponível para uso no começo de 2021, caso os resultados iniciais do estudo de fase 3 confirmem sua segurança e eficácia.
Os voluntários que apresentarem sintomas suspeitos de COVID-19 durante até dois anos após a entrada do estudo receberão todo o suporte clínico e laboratorial para diagnóstico e acompanhamento por parte da equipe de profissionais de saúde do centro de pesquisas clínicas da USCS.

Coronavac
A USCS também segue com os estudos da coronavac, vacina da empresa Sinovac que está sendo produzida em conjunto com o Instituto Butantã, em SP. Neste caso, no entanto, apenas profissionais da Saúde podem participar do estudo.