Três cidades do ABC vacinam lactantes com bebês de até um ano

São Bernardo, Santo André e Ribeirão Pires adiantam grupo e atendem solicitação de grupos de mães que se mobizam na Internet

Paula Cabrera

Três cidades do ABC incluíram lactantes na vacinação contra covid-19. São Bernardo, Santo André e Ribeirão Pires saíram na dianteira e incluíram o grupo para receber a imunização na região. As cidades permitiram que mães que tem bebês de até um ano entrem na fila da vacina. Na internet, grupos de lactantes pela vacina somam mais de 50 mil pessoas que pedem a inclusão de mães que amamentam no grupo prioritário. O tema ganhou força após pesquisas confirmarem que os bebês que recebem o leite materno são imunizados por mães que recebem as doses da vacina.
Mauá, São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra vacinam apenas gestantes e puérperas (mães que tiveram bebês nos últimos 45 dias).
São Bernardo foi a primeira a anunciar o benefício. O prefeito Orlando Morando (PSDB) confirmou o grupo em live realizada nesta quarta-feira (9/6). Na cidade, podem vacinar mães com bebês de até um ano.
Ribeirão Pires incluiu o grupo nesta quinta-feira (10/6), após receber imunizantes da pfizer. Neste momento, entram na lista mães com bebês com idade até 11 meses e 29 dias.
Em Santo André o aviso foi feito pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), em live feita nesta quinta-feira (10/6). “O que conseguimos é antecipar grupos que estão previstos no PNI (Plano Nacional de Imunização). Trata-se de priorizar grupos importantes”, explicou o prefeito.
Em todos os casos é necessário que a lactante tenham laudo médico indicando a idade do bebê e a necessidade de vacinação.
Para receber a vacina, em São Bernardo, além de cadastro e aprovação estadual, por meio do Vacina Já Educação (www.vacinaja.sp.gov.br/educacao), é obrigatório realizar agendamento no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).
Em Santo André é necessário fazer agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário disponíveis. É necessário também comprovante de endereço, cpf e RG.