Uma foto com o tema desse ano da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vazou minutos após o início da prova e circulava em todas as redes sociaia. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela aplicação da prova, confirmou que a imagem é real, mas diz que o vazamento não prejudicou o andamento do exame. A Polícia Federal  investiga o caso.

Nas redes sociais, o ministro Abraham Weintraub disse que a investigação já está sendo feita pela PF, que teria identificado o autor do vazamento, que provavelmente é de Pernambuco.

O edital do Enem prevê que, após entrar no local de prova, o candidato não possa usar celular ou qualquer dispositivo eletrônico. Os portões do local de prova fecharam às 13h e o exame teve início às 13h30. Cerca de 30 minutos depois, a foto com a página da redação já circulava nas redes sociais.

O tema da redação foi "democratização do acesso ao cinema no Brasil". A escolha do tema, tão específica, surpreendeu especialistas.