Shoppings da região substituem Papai Noel com tecnologia

Centros comerciais terão bom velhinho em realidade aumentada, holograma, vídeo chamadas e whatsapp. Confira o que cada empreendimento traz para o ABC:

Paula Cabrera

O Natal desse ano vai ser bem diferente. Para cumprir as exigências sanitárias e garantir a segurança das famílias, nenhum shopping da região terá Papai Noel para sentar com os pequenos e tirar fotos. Para superar a situação e garantir o divertimento das crianças o investimento em tecnologia foi pesado: os espaços terão papai Noel holográfico, 3D, realidade aumentada e chamadas de video e mensagens  de whatsapp. A ideia é que ninguém fique sem fotos ou papos com o Bom Velhinho. O JNC lista abaixo as opções de cada um dos centros comerciais da região para você saber como entreter os pequenos em segurança:

MAUÁ PLAZA

O Mauá Plaza, que traz a decoração do Show da Luna a partir deste domingo, desenvolveu uma tecnologia exclusiva de realidade aumentada para que as famílias possam levar a tradicional foto. O Noel dividirá a atenção dos pequenos com os personagens do Show da Luna. A decoração natalina será toda inspirada no desenho infantil e o encontro com os personagens também será realizado por meio da realidade aumentada.
A ação, toda idealizada e produzida pelo shopping, é inédita e impressiona pelo alto grau de realidade. Apesar da tecnologia empregada na ação, a simplicidade de uso da ferramenta impressiona. Basta o usuário apontar a câmera do celular para o Trono do Papai – este ano serão dois para evitar aglomeração –, que o Papai Noel aparecerá ao lado da pessoa que estiver sentada. Para conseguir se posicionar, as pessoas contarão com ajuda de um monitor que vai mostrar em tempo real como elas estão enquadradas na foto.

SHOPPING ABC

No Shopping ABC, o bom Velhinho este ano aparece exclusivamente por meio de efeitos holográficos, dentro de uma gigante caixa mágica de presentes. Com tamanho real de 1,80m de altura, o Papai Noel surge quando a criança aciona um pedal, daí ele conta uma história lúdica de Natal, além de conferir a lista de nomes para ver se todos ali vão ganhar presentes, incentivando a participação dos pequenos. Depois vai embora como mágica, entre incríveis efeitos de fumaça, som e luzes. Para compor o maravilhoso cenário natalino, além das árvores tradicionais repletas de muitas luzes e enfeites encantadores, quem passa pelo empreendimento mergulha na magia com brinquedos antigos, como o soldadinho de chumbo, cavalinhos de madeira e outros elementos lúdicos para que a família toda entre da fantasia.

ATRIUM

O Atrium Shopping inaugura neste sábado (14/11) com Papai Noel cenográfico e ursos gigantes de até 2 metros. Junto à decoração está uma caixinha para receber as cartinhas com os pedidos de presentes. Lá também tem um local para os pequenos deixarem e trocarem as chupetas por um pedido mágico de Natal.
Sem o trono oficial, diversos Papais Noéis cenográficos, em tamanho real, estão espalhados pelos corredores do empreendimento em poses descontraídas para as selfies.

SÃO BERNARDO PLAZA

O São Bernardo Plaza traz como decoração a Vila Encantada dos Smurfs, que estará localizada na Praça de Eventos.
Dentro dessa aldeia, repleta de elementos do desenho, incluindo casinhas de cogumelos e árvores de Natal iluminadas e coloridas. Os clientes poderão falar com o bom velhinho através de uma videochamada feita pelo telão que ficará no trono. A família será recepcionada pelos duendes, que ajudarão a fazer a ligação especial para de fato conversar com ele. O Papai Noel também tem número de Whatsapp (11) 95638-2891, no qual é possível mandar uma mensagem para o Noel e receber uma resposta mágica. Para participar dessas ativações, é necessário agendar antes o horário, o que pode ser feito através do site //flugo.com.br/p/saobernardoplaza. Ainda terão QR Codes distribuídos pelo shopping em seus totens, que direcionam a pessoa para a página de agendamento.

GOLDEN SQUARE

O Golden Square também investiu em videochamadas para que as crianças possam conversar com o Noel.Aqueles que quiserem deixar registrado os pedidos, também poderão entregar suas cartinhas, que serão encaminhadas diretamente para o Bom Velhinho. Para realizar o agendamento da chamada de vídeo com o Papai Noel, basta baixar o aplicativo do shopping, agendar o horário de preferência para o dia escolhido e validar o cupom com o promotor próximo ao trono tecnológico. Os horários disponíveis são liberados diariamente.

SHOPPING METROPOLE

O Shopping Metropole também oferece a opção de conversar com o Papai Noel pelo whatsapp. Pelo número, o cliente vai enviar uma mensagem para receber instruções sobre como participar da brincadeira. E o Papai Noel enviará áudios personalizados às crianças, mensagens natalinas gravadas por vídeo e até contos infantis. A tradicional foto nos corredores do shopping será feita via aplicativo com leitura de QR Code – ao apontar o celular, o Papai Noel surge em tamanho real interagindo com os visitantes com a dancinha do Tik Tok, a pose clássica do ex-velocista Usain Bolt, tocando guitarra, comendo hambúrguer, distribuindo presentes e em outros movimentos inusitados. A ação promete cliques divertidos.

SHOPPING PRAÇA DA MOÇA

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, traz como tema confeitos e biscoitos.
O encontro com o Papai Noel será em realidade aumentada para tirar fotos com as crianças. As famílias podem ainda brincar procurando o Bom Velhinho. Por meio de um aplicativo, os clientes saem à procura de quatro totens, cada um com a próxima pista e personagens tradicionais do Natal, como renas, duendes e a própria Mamãe Noel. Depois de desvendar as quatro pistas, o quinto totem é habilitado com o tão esperado encontro para foto com o Papai Noel.

PARK SHOPPING SÃO CAETANO

O Park Shopping São Caetano também se preparou para garantir a segurança de todos, com protocolos validados pelo Sírio-Libanês. Esse ano o tema da decoração natalina traz a Casa do Papai Noel em um ambiente contemplativo com a grande árvore sobre a sala de estar. Animais animatrônicos vão encantar os pequenos enquanto toda família poderá passear pelos ambientes da casa. Os visitantes poderão tirar fotos em um equipamento que simula a tradicional foto com o Papai Noel e escanear o QRCode para receber e salvar a lembrança em seu celular.