O segurança do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo agrediu um paciente que estava em uma cadeira de rodas na madrugada desta quinta-feira (22/5).

Uma câmera de segurança registrou as imagens chocantes que foram inicialmente divulgadas pelo portal g1 e pelo jornal Hora 1 da TV globo.
A vítima estava com o pescoço imobilizado por um colar cervical e, enquanto estava sentado na cadeira de rodas, falava ao celular na recepção e parecia estar agitado.
Em determinado momento, ele gesticula em direção ao segurança e ambos parecem discutir brevemente.
O paciente, então, tenta se levantar da cadeira, mas é agressivamente empurrado pelo segurança e cai de costas no chão. Quando tenta se levantar, é empurrado mais uma vez. Os dois voltam a discutir. Um outro segurança que estava no local, até esse momento, apenas observa a cena.
Quando finalmente consegue se levantar, o paciente é novamente empurrado, agora contra uma parede. Em seguida, é atingido por um chute na região do quadril.
O homem se levanta mais uma vez e caminha em direção ao segurança, mas é novamente empurrado e cai de bruços no chão. Ele se levanta e, de novo, anda na direção do agressor, mas é derrubado outra vez.
Só então o segundo agente parece segurar o braço da vítima, que, mesmo no chão, tenta se defender com chutes.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que os vigilantes eram terceirizados e foram demitidos. O município disse que repudia os atos de violência praticados pelos funcionários e que as orientações e os treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso serão reforçados.
Já a posicionamento oficial da Secretaria da Segurança Pública é que a ocorrência foi atendida por PMs, que a vítima não ficou ferida e que, até o momento, não houve comunicação do caso à Polícia Civil.