Paula Cabrera

A secretária de Educação de Mauá, Scarlett Angelloti, pediu dispensa do cargo nesta segunda-feira (13/11). Fiel aliada do governo Atila Jacomussi (PSB), Scarlett esteve na Pasta durante todas as passagens do socialista na administração municipal. Entre 2017 e 2018, ela foi secretária adjunta de Educação. Só assumiu o cargo máximo no retorno de Atila ao Paço Municipal, em 2018 e depois, novamente, em setembro de 2019.
Durante esse período, Scarlett, que é professora e teve passagem pelo Sesi, foi uma das principais defensoras da criação do Novo Estatuto do Magistério, aprovado em dezembro do ano passado pela Câmara de Mauá. A proposta revê carga horária de professores- diminuindo jornadas e aumentado valores e também corrigindo pagamentos para as ADIs (assistentes de desenvolvimento infantil).
Segundo Scarlett, a saída foi amigável e pedida pela própria secretária, que aceitou uma proposta de trabalho da Fundação Bradesco, que permite a educadora ficar mais próxima de sua mãe e garante maior estabilidade financeira. "Conversei com o Prefeito Átila e ele compreendeu. Foi uma decisão difícil porque adoro Mauá, desde o primeiro dia que cheguei, e amo o Atila desde que nos conhecemos. O amor que ele e Andréia tem pela cidade, o tanto que eles trabalham pelos menos favorecidos e a forma acolhedora que eles tratam todo mundo me ensinaram e continuaram me inspirando. Mas choramos muito. Mesmo longe continuarei colaborando porque Mauá é minha cidade do coração", disse ela ao JNC.
Na semana passada, Scarlett participou de encontro municipal da promulgação do Estatuto, onde recebeu homenagens de Atila e da primeira dama, Andreia Rios. Entre os projetos que defendeu como secretária, Scarlett afirma que a criação de vagas e a construção do novo currículo escolar infantil foram destaques. "Fizemos o Currículo da Educação Infantil, fomos a primeira cidade do ABC a ter o currículo pronto após a publicação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Fizemos também o currículo do Proalma (programa de alfabetização de Mauá) para jovens e adultos que está pautado nas áreas de conhecimento e gêneros textuais. Implantamos o Sistema Sesi de Ensino na única escola de ensino fundamental do Município (Cora Coralina). Está escola inclusive conseguiu superar a meta do IDEB que foi estabelecida para o ano. Reorganizamos as escolas da rede o que possibilitou gerar mais de 4.000 vagas de creche neste período. Reformamos 16 escolas. Tem bastante coisa, mas acho que o principal foi colocar Mauá como protagonista nas pautas sobre políticas educacionais", afirmou.

A administração ainda não divulgou oficialmente quem substituirá Scarlett.