Reforma, ampliação e investimento em qualidade tornaram o SUS da cidade exemplo no ABC

Santo André tem conseguido superar expectativas e agradar o morador da cidade. Além de importantes entregas na educação e no lazer, a saúde tem sido o carro chefe dessa volta por cima. A entrega de novos equipamentos, a reforma e ampliação de outros e os programas para reduzir o tempo de espera nas filas de exames e especialidades, tornaram a saúde no município a mais bem avaliada na região e uma das melhores no Estado de São Paulo.

Frente à pasta desde dezembro de 2017, Márcio Chaves (PSD) diz que o bom trabalho é mérito do prefeito Paulo Serra (PSDB), um dos gestores públicos mais eficientes que ele já conheceu. "Paulo nos dá autonomia para tomar decisões. Confia no nosso trabalho, nos permite liderar e compor nosso time com pessoas técnicas, mas tem total conhecimento de cada ação tomada. Está sempre atento, e entendeu que é fundamental deixar as equipes trabalhar para que ele também possa trabalhar e para que a cidade ande. Não são todos os prefeitos que entendem essa importância", diz.
Para Chaves, a sensibilidade do prefeito no entendimento do SUS tornou possível todos os feitos de sua gestão frente à Saúde. A cidade é a que mais investe em melhorias do setor entre os municípios brasileiros e está entre as melhores avaliadas pelos usuários. "Paulinho tem uma visão clara e eficaz do SUS. A saúde pública não é um favor, é um direito. As unidades tem de estar preparadas para atender bem.

Secretário de Saúde Márcio Chaves e o Prefeito Paulo Serra

O Qualisaúde, que é a modernização dos quadros de saúde, é todo um processo de informatização, com melhoria de mobiliário, hotelaria, treinamento profissional. E dentro disso tem o básico: remédios, equipamentos e modernização de equipamentos", diz ele.
Para assumir as responsabilidades, Chaves conta que está sempre se atualizando. Ele também traz uma bagagem de conhecimento de passagens pela Saúde de Mauá, no governo de Oswaldo Dias (PT) e nos primeiros meses de gestão de Atila Jacomussi (PSB), de onde saiu para assumir a Secretaria de Saúde de Santo André.

Quando assumiu a pasta, a cidade enfrentava a falta de credibilidade nos serviços municipais, e o fechamento dos equipamentos públicos de saúde para reforma causava medo e comoção entre os moradores. "O governo soube priorizar e investir nas melhorias. Hoje, temos seis UPAS atendendo - antes eram três. Reabrimos a do Jardim Santo André, a Bangu e a Perimetral.
Aumentamos mais de 100 leitos. As duas haviam sido fechadas em governos anteriores. Das sete unidades fechadas para a reforma, abrimos 16 novos equipamentos. Há cidades que não tem hospitais como nossas UPAS. Retomamos essa confiança dos usuários, perdida em outras gestões", diz.

Ele aponta que agora a cidade tem investido para manter afastadas filas de espera por especialidades, com mutirões como o de oftalmologia, realizado no fim de janeiro e que permitia que os usuários fossem atendidos e passassem por pequenos procedimentos no mesmo dia. "Com essas atividades, fizemos 1,2 milhão de atendimentos em seis meses. Isso mostra que estamos no caminho certo. Somos referência em questão de neurocirurgia, bucomaxilo e o tempo médio de espera por exames é de 30 dias. Temos um papel estratégico num ponto de vista regional. Dos desafios colocados na saúde, estamos vencendo muitos deles. É gratificante demais", afirma.

Para o futuro, ele diz que se coloca à disposição do prefeito Paulo Serra enquanto ele julgar que seu trabalho for necessário. "Tenho para mim que política não é carreira. Por isso estudo e procuro sempre me atualizar, para ser reconhecido como especialista e consultor na elaboração e formulação de políticas públicas. Vejo ainda muito trabalho pela frente e espero continuar contribuindo com a gestão da cidade, enquanto o prefeito achar que seja benéfico para Santo André", conclui.