Paula Cabrera

São Bernardo apura nesta quinta-feira (12/3) dois casos de coronavírus em pessoas que circularam pela cidade. Nesta tarde, a Prefeitura de São Bernardo informou que foi confirmada a infecção pelo novo coronavírus (COVID -19) de um familiar da secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Segundo reportagem do ABCD Jornal, trata-se José Carlos Pagliuca, titular da Pasta do Meio Ambiente, que esteve  na Europa junto com a mulher.
Por esse motivo, foi necessário o afastamento do funcionário da Secretaria. Os demais funcionários do andar foram orientados pela Vigilância Epidemiológica, com todas as recomendações necessárias, mediante ao fato.
“A Administração segue, por meio da secretaria de Saúde, alinhada aos boletins do Ministério da Saúde em tudo que se refere ao vírus. A cidade vem se preparando, por meio do “Comitê de Combate ao Coronavírus” com estratégias traçadas pelos membros da comissão para as fases de contenção e mitigação da doença”, afirmou Prefeitura.
A reitoria do campus de São Bernardo da UFABC (Universidade Federal do ABC) também confirmou ter tomado "conhecimento sobre um caso suspeito na UFABC, de discente do campus de São Bernardo do Campo, que já se encontra em isolamento domiciliar, conforme recomendação da vigilância epidemiológica. Aguarda-se a confirmação do diagnóstico".
Ainda segundo nota da universidade, a "equipe gestora da Universidade realizou reunião na manhã de hoje (12/03), constituiu um comitê estratégico para lidar especificamente com o assunto no âmbito da UFABC e acionou as secretarias de saúde de São Bernardo do Campo e de Santo André, bem como a coordenação de controle de doenças da secretaria de saúde do Estado de São Paulo. Nesta tarde ocorrerá reunião com tais representantes para elaboração de protocolos de contenção e orientação do grupo local de controle epidemiológico do Coronavírus, com canal de comunicação para registros de casos".

Casos devem disparar em SP
Em coletiva de imprensa feita na manhã de hoje, o governador de SP, João Doria, ao lado de David Uip, infectologista, coordenador do Centro de Contingenciamento do Novo Coronavírus em São Paulo, o Estado confirmou que atualmente são monitorados 46 casos do covid-19 em SP, 44 na capital paulista. No entanto, já há contaminação sustentada - na prática, o vírus já passa de pessoa para a pessoa, mesmo para quem não viajou para o exterior, em áreas de alta contaminação.
Segundo Uip, um áudio de Fábio Jatene, professor titular de cirurgia torácica do Instituto do Coração (Incor), que afirma que 45 mil pessoas podem desenvolver o vírus em SP, é verdadeiro, mas foi mal interpretado.
Uip afirma que houve uma reunião com os principais nomes e cabeças de hospitais referência em SP para montar um plano e estratégia para combater a disseminação do vírus em SP. A expectativa é de que haja contaminação de 2% a 10% da população acima de 50 anos em SP - que seria de 26 milhões, segundo Uip. Dentro desse número, ele estima que apenas 3% possam precisar de internação. Dentro desse panorama, o Estado já prepara 1 mil novos leitos de UTI, além dos 7.000 já existentes em todo o Estado. "É bom ressaltar que estamos preparados para atender e que os casos não serão registrados ao mesmo tempo, mas ao longo de quatro meses", disse Uip.
Apesar da pandemia mundial, Doria negou que seja necessário cancelar eventos de grande porte ou paralisar aulas. "Agimos com responsabilidade sanitária e não com política. Neste momento, não há motivo para isso e ações dessa proporção acertam a economia diretamente. Mas estamos atentos e em conversa constante com o governo federal. Qualquer modificação, podemos revogar essa decisão", afirmou.