Santo André começa nesta sexta aplicação para idosos em instituições da cidade; São Bernardo abriu agenda para sábado

Das agências

São Bernardo e Santo André vão antecipar a terceira dose da e vacina contra a Covid-19. O município São bernandensr saiu na frente e snunciou s decisão ainda ontem (1/9), com início da aplicação em idosos de 85 anos ou mais, em domicílio, a partir deste sábado (04/09). O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando em live nas mídias sociais. De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), o início da aplicação do reforço seria iniciado apenas na próxima segunda-feira (06/09) para pessoas acima dos 90 anos.
De acordo com Morando, a vacinação ocorrerá nos mesmos moldes do início da campanha, quando as famílias de idosos acima de 85 anos foram contatadas pelas equipes de Saúde para agendamento das visitas e aplicação da vacina em domicílio. “A terceira dose será aplicada para todos nesta faixa etária, que estejam com ciclo vacinal completo há pelo menos seis meses”, reforçou.
A terceira dose será ofertada a estes grupos de forma heterogênea, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Utilizaremos os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca. Nesta faixa etária, a maioria foi vacinado com a Coronavac. Para a terceira aplicação não há necessidade de usar a vacina do mesmo fabricante das demais, por isso as pessoas podem ficar tranquilizadas, isso está previsto e certificado pela Anvisa”, detalhou.
Em Santo André a imunização  do grupo começa nesta sexta-feira (3/9) em idosos com mais de 90 anos que residem em instituições de longa permanência. Esses munícipes receberam a primeira dose da vacina em janeiro e já estavam com o quadro vacinal completo. O município é o primeiro da região metropolitana a iniciar o reforço da vacinação contra o coronavírus. “Santo André avança em mais uma importante etapa da vacinação, agora com a dose suplementar para idosos acima de 90 anos. Atingimos mais de 52% da cobertura vacinal na população adulta, com mais de 850 mil doses aplicadas na cidade. Números que têm garantido a queda nos índices de internação e de óbitos decorrentes da Covid-19”, pontuou o prefeito Paulo Serra. A cidade não justificou quais imunizantes serão aplicados para esse público.