Medida amplia capacidade do acolhimento dos sintomáticos de Influenza e Covid-19 nos equipamentos públicos do município

Da Redação
Com a crescente de casos de Influenza na região desde o fim do ano passado, a Prefeitura de São Bernardo iniciou, a partir desta quarta-feira (05/01), o atendimento exclusivo para sintomáticos gripais também nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A medida amplia a capacidade do acolhimento para 45 equipamentos da rede municipal, que soma ainda as 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o Pronto Atendimento do Taboão e os 2 Centros Comunitários de Covid-19.
De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a ação tem o objetivo de proporcionar resposta mais rápida aos sintomáticos gripais que procuram as Unidades de Saúde para atendimento. “O surto destas doenças dobrou o volume de pacientes em nossa rede de urgência e emergência. Para absorver toda essa demanda, viabilizamos mais salas exclusivas de atendimento destes sintomáticos também nas 33 UBSs. Isso vai ajudar a diluir o fluxo de pessoas e evitar aglomeração em meio à pandemia de Covid-19 e de novos casos da variante ômicron”, destacou.
O acesso às UBSs de pessoas com sintomas de gripe será por uma entrada distinta, para evitar contaminação com demais pacientes, que vão para tomar a vacina, por exemplo. O funcionamento das salas estará atrelado ao horário de expediente de cada unidade, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Temos 20 UBSs que funcionam das 7h às 22h e as demais das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As 9 UPAs e o PA do Taboão funcionam 24h, todos os dias. A população pode se encaminhar a qualquer uma destas unidades para o acolhimento”.

ATENDIMENTO ONLINE – O município também oferta uma plataforma de atendimento online para casos de Covid-19, que pode auxiliar na tomada de decisões, antes de procurar uma unidade de Saúde. Basta acessar o portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br, no botão: "Perguntas sobre o Coronavírus?”). “Esta ferramenta vai auxiliar no primeiro atendimento e ajudar nas dúvidas em casos onde a pessoa está sem saber se procura ou não um posto de saúde”, complementou Dr. Geraldo Reple Sobrinho.