
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) anunciou hoje (1/12) a publicação de edital para construção do primeiro hospital veterinário do município. O equipamento vai ser erguido ao lado do Parque Central, em área da Sabina Escola Parque do Conhecimento, na Vila Eldizia, junto com espaço pet. Serão investidos R$ 2 milhões para a construção do espaço.
A expectativa da administração é a de que as obras tenham início até abril do ano que vem e o equipamento fique pronto em 12 meses, em abril de 2021. O hospital será construído em área de 800 metros quadrados e vai contar com duas salas de cirurgia, quatro consultórios, sala de cadastro para adoções, solário, sala de pré e pós-cirúrgico. Também vai dispor de salas para ressonância, ultrassom, ecocardiograma e radiologia. Todos os serviços serão gratuitos.
A capacidade de atendimento será de oito cirurgias e 120 consultas por dia. A Prefeitura pretende contratar uma OS (Organização Social) que vai ficar responsável pela administração do local. O custeio do hospital está estimado em cerca de R$ 200 mil ao mês. “Não existem muitos hospitais veterinários públicos, então esse valor é uma estimativa”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB).
O hospital veterinário de Santo André vai atender apenas peta de moradores da cidade e vai estar apto a realizar castrações, esterilizações, banho e tosa e exames. A administração não descarta celebrar parcerias com universidades que tenham o curso de medicina veterinária para auxiliar na gestão do espaço.
A Prefeitura lançou ainda o programa Moeda Pet, que prevê a troca de um quilo de garrafas plásticas por um quilo de ração para cachorro ou gato. Vinte garrafas pet de dois litros, ou 26 de um litro equivalem a um quilo de ração.