Em levantamento feito pela SindiTelebrasil e pela Teleco, município também foi considerado destaque na categoria “Cidades Amigas da Internet”
 
Da Redação

Santo André ficou em primeiro lugar no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”, elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco. A premiação ocorreu nesta terça-feira (25), em evento realizado por meio de videoconferência.
 
O levantamento identifica os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente. Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20.
 
Entre os destaques que justificaram o primeiro lugar está a gestão digital, que resultou na emissão de 569 mil boletos e 360 mil certidões online no ano passado, e também a implantação da plataforma Acto, que permite a emissão de alvarás, certificados e demais documentações relacionadas a empreendimentos.
 
Outra iniciativa é o serviço de telegestão da iluminação pública, que permite controlar a luminosidade à distância e antecipar manutenções corretivas. Na área da educação, o destaque é a utilização da tecnologia por meio de tablets e celulares por estudantes da rede municipal.
 
O levantamento cita ainda os 23 mil usuários mensais do serviço de Zona Azul, que pode ser utilizado de maneira 100% digital, além da gestão no trânsito da cidade, que conta com semáforos inteligentes em 22% dos cruzamentos.
 
No ranking das “Cidades Amigas da Internet”, Santo André ganhou destaque por ter sido o município com a evolução mais significativa em relação à edição passada, passando da 98ª colocação para a 16ª.
 
Este ganho em 82 posições de um ano para o outro se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, Santo André passou a disponibilizar na última sexta-feira (21) o licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o investimento permanente em tecnologia e inovação é um dos pilares da Prefeitura.
 
“Um dos grandes movimentos de consistência foi o lançamento do Parque Tecnológico, em dezembro de 2019, com nossos parceiros e mais de 120 serviços ofertados. Conectados com as instituições e com a iniciativa privada, o resultado não poderia ser diferente. Isso no traz ainda mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, temos que comemorar um feito tão importante”, disse.